IDENTIFICANDO BOAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM VALORES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS MUNICÍPIOS DE VITÓRIA E SERRA )ES)
Isabelle Luisi Costa Corrêa, Lenildo de Almeida Lucas Neto, Otávio Guimarães Tavares da Silva.
Resumo: Uma dimensão importante da educação é aquela relacionada aos valores. O objetivo deste projeto foi identificar e descrever os objetivos estabelecidos, conteúdos, meios e procedimentos adotados, os participantes envolvidos, os resultados alcançados, os modos de avaliação empregados de boas práticas de educação em valores nas redes públicas dos municípios de Serra e Vitória (ES). A pesquisa, de caráter exploratório e abordagem descritiva, utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionário semi-estruturado enviado por correio e entrevistas guiadas. 7 das 115 escolas das Redes participaram da pesquisa (amostra voluntária). Foi constatado que [1] os objetivos estão relacionados ao bom relacionamento interpessoal e a harmonia na escola; [2], os conteúdos são sinceridade, educação, respeito, honestidade, humildade, cidadania, paz, amor; [3] os procedimentos são extracurriculares; [4] as atividades são interdisciplinares; [5] a avaliação é qualitativa e subjetiva. Os resultados indicam a baixa sistematização da educação em valores como conteúdo escolar.
Palavras-chave: Educação. Educação Física. Valores. Vitória. Serra.
Isabelle Luisi Costa Corrêa, Lenildo de Almeida Lucas Neto, Otávio Guimarães Tavares da Silva.