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ANÁLISE DA COORDENAÇÃO MOTORA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DA APAE DE SORRISO/MT.

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Autor(es)

Daiane Fernandes Borges, Sonia Maria Lifante, João Ricardo Gabriel de Oliveira, Adelar Aparecido Sampaio, Thaís Mendes Vala, Carla Mayelli Dias Amaral

Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em avaliar a coordenação motora global de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual (DI) da APAE de Sorriso/MT, através do teste KTK, o qual consiste em quatro provas: Trave de Equilíbrio, Saltos Monopedais, Saltos Laterais e Transferências sobre Plataformas. Este estudo se caracteriza como abordagem transversal, com coleta dos dados realizada em um único momento, não havendo intervenção ou avaliação posterior. Contou com a participação de 10 crianças com deficiência intelectual, com idade centesimal média entre 11.0 e 17.97 anos, sendo 5 (cinco) meninos (11.00 ± 17.97 anos) e 5 (cinco) meninas (12.26 ± 17.58 anos). Na classificação final dos MQs, a grande maioria dos avaliados foram classificados com insuficiência de coordenação e o restante com perturbação coordenativa, porém os meninos mesmo com uma média de idade próxima, obtiveram resultados um pouco acima que as meninas. O que confirma a importância de estímulos motores e a prática continua de atividade física.

Palavras-chave: Avaliação. KTK. Deficiência.

Abstract

The aim of this study was to evaluate the overall coordination of children diagnosed with intellectual disability (ID) of APAE Sorriso/MT, through the KTK test, which consists of four events: Catch Balance, Monopedais Heels, Side Heels and Transfers on platforms. This study is characterized as a transversal approach with data collection performed in a single moment, with no intervention or further evaluation. With the participation of 10 children with intellectual disabilities, with proximate average age between 11.0 and 17.97 years, five (5) children (11.00 ± 17.97 years) and five (5) girls (12:26 ± 17:58 years). In the final classification of MQS, the vast majority of the evaluated were classified coordination with the remaining failure and coordinative disturbance, but even boys with an average age close, just above obtained results than girls. This confirms the importance of motor stimuli and the practice continues physical activity.

Keywords: Evaluation. KTK. Disabilities.