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ANÁLISE DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

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Autor(es)

Jean Carlos de Goveia, Leandro Martinez Vargas

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar o desempenho das habilidades motoras fundamentais (locomotoras e manipulativas) em crianças com deficiência intelectual com idade entre 7 a 12 anos. Participaram da pesquisa oito alunos - cinco meninos e três meninas - que estudavam na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaguariaíva/PR (APAE/JGVA). As crianças foram avaliadas por meio do Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2), proposto por Ulrich (2000). O tratamento estatístico foi realizado por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20. Os resultados mostraram que: as crianças investigadas apresentam atraso em termos de desenvolvimento motor; os meninos apresentaram um melhor desempenho que as meninas nos subtestes de controle de objetos e locomoção do TGMD-2, a maioria dos alunos foram classificados como “abaixo da média” em comparação a idade cronológica e a idade motora estimada para cada subteste. Recomenda-se a implantação de um programa interventivo com o objetivo de proporcionar um melhor aperfeiçoamento das habilidades motoras fundamentais dessas crianças e, consequentemente, a diminuição do atraso motor.

Palavras-Chave: Educação Física, Deficiência Intelectual, TGMD-2.

Abstract

This research aimed to analyze the performance of fundamental motor skills (locomotor and manipulative) in children with intellectual disabilities between 7 and 12years old. The study sample consisted of eight students - five boys and three girls - who studied in Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaguariaíva/PR (APAE/JGVA). The children were evaluated by Test of Gross Motor Development - Second Edition (TGMD-2), proposed by Ulrich (2000). Statistical analysis was performed using Statistical Package for Social Sciences (SPSS), version 20. The results showed that: The investigated children showed delay in motor development; the boys showed better performance than girls in TGMD-2 control objects and locomotion subtests; most students were classified as “below average” compared to chronological age and motor age estimated for each subtest. It is recommended the implementation of an interventional program in order to provide better improvement of fundamental motor skills for these children and, consequently, the reduction of motor delay.

Keywords: Physical Education, Intellectual Disabilities, TGMD-2