Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO APLICADA AO ENSINO DE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS: UMA PROPOSTA DE VIVÊNCIA DE ESPORTES NÃO CONVENCIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Cristiano Marcelo Moura, Daniel Ribeiro, Ivan Eduardo de Abreu Arruda, Roberto Rocha Costa

Resumo

O presente estudo carrega na sua essência o desafio de misturar ingredientes tão ricos e, ao mesmo tempo, não explorados em conjunto, em uma mesma situação. Isto significa afirmar que partimos da premissa que a curiosidade pelo novo foi norteadora para os passos que demos e metas que cumprimos. Em um mesmo trabalho, unimos: aprendizagem baseada em projeto, desportos não convencionais, cultura, ferramentas de gestão e formação de professores. A miscelânea, resultou nesta obra que acreditamos, poderá ser um referencial para a multiplicação de outras possibilidades de pesquisa, e de novos e crescentes debates pedagógicos. Em um primeiro momento, faremos uma reflexão acerca da relação de cultura e os esportes não convencionais, em seguida, trataremos da conexão entre as teorias organizacionais de um evento e sua aplicabilidade no contexto da pedagogia de projetos. Por fim, abordaremos metodologicamente a estruturação da aprendizagem baseada em projetos em um guia processual das ações experimentadas, enfatizando os valores adquiridos pelos alunos do curso de formação de professores de Educação Física.

Palavras-chave: Cultura. Esporte. Aprendizagem por projeto. Evento. Formação de professores.

Abstract

This study loads in essence the challenge to mix rich ingredients and, at the same time unexplored in same situation. It means that we assume that curiosity, for what is new, will guide our steps and goals achieved. We joined: project based learning, unconventional sports, culture, managements tools and teacher education. This mix resulted this work that we believe, can be a support to multiply new research, and to growing pedagogical debates. At first, we propose a reflection about the culture relation with unconventional sports, then we treat the connection between events organization theories and their applicability in project pedagogy context. Finally, methodologically we discuss the structure of project based learning in a processual guide of experience actions, emphasizing the student’s learning values in Physical Education teacher education.

Keywords: Culture. Sport. Project based learning. Event. Teacher education.