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AS ATITUDES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PERANTE O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, VISUAL, AUDITIVA E INTELECTUAL NA ESCOLA REGULAR

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Autor(es)

Juliano Conceição Ferreira, Deyliane Aparecida de Almeida Pereira

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar as atitudes dos professores de Educação Física e os fatores que influenciam nelas diante da inclusão dos alunos com deficiência física, visual, auditiva e intelectual na rede regular de ensino. Trata-se de um estudo quantitativo exploratório, em que o instrumento de coleta foi o PEATID III. Contou-se com a participação de 11 professores de Educação Física do ensino fundamental da rede regular de ensino, com idades entre 27 e 54 anos pertencentes a uma amostra distribuída pelas escolas municipais de Bertioga/SP. Pode-se verificar que a experiência no ensino de pessoas com a deficiência na aula de Educação Física aponta que mais da metade dos inquiridos já relatou positivamente algum tipo de experiência ao longo da sua prática como docente, bem como no quesito de competência para o ensino de pessoas com deficiência, 90,9% declararam que se sentem com alguma competência. A disciplina de Atividade Física Adaptada no currículo apresentou significância estatística, influenciando na atitude e no atendimento de pessoas com deficiência visual, mostrou (p=0,048) e intelectual (p=0,024), cujas diferenças são evidentes entre os docentes. Identificou-se que as atitudes dos professores são favoráveis ao processo inclusivo, assim como o contato com pessoas com deficiência pode influenciar positivamente em suas atitudes.

Palavras-chave: Educação Física. Deficiência. Atitudes. Inclusão.

Abstract
The study aimed to investigate the attitudes of physical education teachers and the factors that influence them on the inclusion of students with disabilities physical, visual, hearing and intellectual in regular education network. It is a quantitative study exploratory, in that the instrument of collection was the PEATID III. We counted on the participation of 11 physical education teachers of elementary school teaching regular network, aged between 27 and 54 years belonging to a sample distributed by municipal schools of Bertioga/SP. Can be checked that the experience in teaching people with disabilities in Physical education class points out that more than half of respondents have reported some kind of positive experience throughout his practice as a teacher, as well as in terms of competence for teaching people with disabilities, 90.9% declared that they feel with any competence. The adapted physical Activity course in the curriculum showed statistical significance, influencing the attitude and the care of people with visual impairment, showed (p = 0.048) and intellectual (p = 0.024), whose differences are evident between the teachers. It was identified that the attitudes of teachers are environment-inclusive process, as well as the contact with people with disabilities can positively influence in their attitudes.

Keywords: Physical Education. Disability. Attitudes. Inclusion.