Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

EDUCAÇÃO FISICA: PERFIL COMPORTAMENTAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

José Wilson Cordeiro Soares Silva, Emerson Domingos, Lucas de Tarso Beccari Borges, Italo Gomes dos Santos, Daniel Vitor Lima Santana, Caio Graco Simoni da Silva

Resumo

O autoconhecimento não é um jeito ensinado para buscar algo no interior, também não é um caminho percorrido para atingir as profundezas do ser, é sim a descrição de comportamentos (GONGORA; ABIB, 2001). Os objetivos desta pesquisa foram identificar o perfil comportamental do(s) aluno(s) do ensino médio da escola pública da cidade de São Paulo/SP e comparar os relatos entre os sexos. A amostragem teve 180 alunos do ensino médio. Foi utilizado um questionário estruturado com 40 questões. Nesta pesquisa foi abordada a ferramenta DISC, uma moderna teoria que surgiu nos anos vinte, no livro As Emoções de Pessoas Normais, de William Mouton Marston, mais conhecido pela invenção do polígrafo. Esta metodologia avalia quatro fatores fundamentais do comportamento humano: Diretivo, Interativo, Sereno e Cauteloso. Os resultados obtidos sugerem um alto índice de alunos diretivo. Quando comparados entre os sexos, o masculino ficou com uma porcentagem maior que o feminino. Concluiu-se que para que o professor entenda as emoções, e comportamentos do aluno, o professor deve estabelecer uma relação horizontal, onde o professor é sujeito e o aluno também.

Palavras chaves: Autoconhecimento. Comportamento. Comparação. Disc.

Abstract

The self-knowledge is not a way taught to pick up something inside, also is not a way to reach the depths of being; it is the description of behaviours (GONGORA; ABIB, 2001). The objectives of this research were to identify the behavioral profile of the student (s) of the high school public school in São Paulo/SP and compare reports between the sexes. The sampling had 180 high school students. A structured questionnaire was used with 40 issues. Granddaughter research was addressed the DISC tool, a modern theory that arose in the 1920s, in the book the emotions of normal people, of William Mouton Marston, best known for the invention of the polygraph. This methodology evaluates four fundamental factors of human behavior: Director, interactive, serene and Cautious. The results suggest a high rate of students Board. When compared between sexes, the male was with a percentage greater than the feminine. It was concluded that in order for the teacher to understand emotions, and behaviours of the student, the teacher should establish a horizontal relationship, where the teacher is subject and the student.

Keywords: Self-awareness. Behavior. Comparison. Disc.