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NÍVEL DE CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO E MÉTODOS DE ENSINO NO HANDEBOL: EXISTE ASSOCIAÇÃO?

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Autor(es)

Iberê Caldas Souza Leão, Sandro Pereira da Silva, Júlio Cesar Barbosa de Lima, Edil de Albuquerque Rodrigues Filho, Marcelo Tavares Viana

Resumo

O desempenho do atleta de handebol, entre outros, também está associado a uma efetiva percepção e tomada de decisão as quais podem estar relacionadas aos métodos de ensino aplicados no treinamento. Analisou-se o nível de conhecimento tático declarativo (CTD) de atletas de handebol com os métodos de ensino utilizados no treino. Por meio de um estudo explicativo, transversal e inferencial com amostras por conveniência, avaliou-se 14 (quatorze) atletas adultas da cidade de Recife, utilizando dois protocolos específicos (nível de CTD e método de ensino). Para análise estatística descritiva utilizou-se média (x ), desvio padrão (±) e, nas inferências, o qui-quadrado de associação foi empregado (p≤0,05). O trabalho foi realizado no período de Outubro à Novembro de 2015. Observou-se inicialmente que o grupo analisado encontra-se com o nível de CTD “em evolução” (3,71 ± 1,41). Posteriormente, associou-se nível de CTD com métodos de ensino (CTD x situacional - p≤0,314; CTD x analítico - p≤0,448; CTD x jogos desportivos coletivos – p≤0,079) e foi observado que não houve associação entre eles. É provável que os resultados apresentados estejam relacionados a três aspectos: processo adequado de iniciação esportiva (métodos de ensino); falta de atividades que enfatizem a percepção e a tomada de decisão; falta de atenção por parte das atletas no momento do teste. Após a análise do nível de conhecimento tático declarativo da equipe investigada, concluímos que a mesma encontra-se com um potencial em evolução e que os métodos de ensino aplicados nessa equipe não apresentaram associação com o nível de CTD da mesma.

Palavras-chave: Cognição. Handebol. Metodologia. Tática.

Abstract
The handball athlete's performance is also associated with an effective perception and decision-making that may be related to teaching methods applied in training. The level of declarative tactical knowledge (DTC) of handball athletes with the teaching methods used in the training were analyzed. The study was explanatory, cross and inferential with samples for convenience. We evaluated 14 adult athletes from the city of Recife, using two specific protocols (level of DTC and teaching method). The descriptive statistical analysis used mean (x ); standard deviation (±); and in the inferential, the chi-square association (p≤0,05). The work was carried out from October to November 2015. In the beginning the group analyzed showed the level of DTC "evolving" (3.71 ± 1.41). Then DTC level was associated with teaching methods (DTC x situational - p≤0,314; DTC x analytical - p≤0,448; DTC x collective sports games - p≤0,079) and it was observed that there was no association between them. It is likely that the results presented are related to three aspects: adequate process of sports initiation teaching methods); lack of activities that emphasize perception and decision-making; lack of attention from athletes at test time. After analyzing the declarative tactical knowledge of the team level, it was concluded that it meets a potential evolution and teaching methods applied in this team not associated with DTC level of the same. Keywords: Cognition. Handball. Methodology. Tactics.