Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

PERCEPÇÃO DE ATLETAS ESCOLARES DE FUTSAL SOBRE O ESTILO DE LIDERANÇA DO TREINADOR

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Gustavo Henrique Gonçalves e Silva, Lara Flor Barroso Gadelha, Raphael Moura Rolim

Resumo

A liderança pode ser conceituada e interpretada sob diversos pontos de vista. Os líderes constituem uma das funções primordiais na dinâmica de grupo. Esse estudo teve como principal objetivo, identificar a percepção de atletas sobre o estilo de liderança do técnico, de modo a contribuir com a compressão por parte dos atletas acerca da forma de liderança abordada pelos técnicos. Participaram da pesquisa sete atletas da equipe de futsal juvenil de uma escola particular de Natal/RN, Brasil. A pesquisa foi descritiva e realizada por meio de estudo de campo. Para coleta de dados foi aplicada a Escala Multidimensional de Liderança no Desporto (EMLD). A EMLD avalia a percepção dos atletas acerca dos comportamentos assumidos pelos respectivos treinadores e a percepção dos treinadores acerca dos seus próprios comportamentos. Verificou-se que os atletas perceberam que o treinador não promoveu e não motivou o esforço contínuo para que os atletas alcançassem o sucesso, além disso, a percepção dos atletas acerca dos comportamentos do treinador não concordou com a auto-percepção do treinador sobre seus próprios comportamentos. Concluiu-se que o trabalho do psicólogo do esporte na abordagem de liderança é de fundamental para atingir um nível de compatibilidade nas relações entre treinadores e atletas.

Palavras-chave: Liderança. Psicologia do Esporte. Atletas Escolares.

Abstract

The lead can be conceptualized and performed under many points of view. The leaders are one of the primary functions in group dynamics. This study had as its main objective, to identify the athlete’s perception on the coach's leadership style, in order to contribute with the athlete’s compression about form of leadership approached by the technicians. The participants of research were seven athletes of the soccer team of a particular school of Natal/RN, Brazil. Research was descriptive and accomplished through field study. For data collection was applied to Multidimensional Scale of Leadership in Sport (EMLD). The EMLD evaluates the athletes' perception about behaviors assumed by their coaches and trainers' perception about their own behavior. It was found that, in the athlete’s perception, coach not promoted and not motivated the ongoing effort to achieve the successful athletes, moreover, the athletes ' perception about the behaviours of the coach, and it was disagreed with the coach's self-perception about their own behavior. The conclusion is based on psychologist work at leadership approach such as fundamental to achieve a level of compatibility in relationships between coaches and athletes.

Keywords: Leadership. Sport Psychology. School's Athletes.