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PROMOÇÃO DA SAÚDE EM ESCOLA PROMOTORA DA SAÚDE

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Autor(es)

Michel Nascimento Sousa, Hetty Lobo, Henrique Pamplona Fontoura, Lucas Marra

Resumo

Introdução: A escola promotora da saúde, participante do Programa de Saúde na Escola (PSE) deve ampliar uma nova visão para a área de Educação Física onde podemos considerar que o desenvolvimento infantil, está vinculado à sociedade, ao meio em que a criança vive, a alimentação, ao ambiente familiar dentre outros. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo investigar a abordagem do tema saúde nas aulas de Educação Física. Amostra: Este estudo foi caracterizado como Transversal de cunho exploratório. Foram avaliadas 30 crianças do sexo masculino e feminino, com idade entre 08 e 15 anos do Ensino Fundamental, regularmente matriculadas na rede de ensino do Distrito Federal. Material e Métodos: Foi aplicado um questionário contendo 05 questões fechadas. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento o questionário adaptado de V CONNEPI, (2010). Resultados: Através do questionário o diagnóstico permitiu o reconhecimento dos alunos, no decorrer das respostas, entendem que a saúde está vinculada às atividades trabalhadas, mas algumas não dominam e não sabem nem do que se trata passando a entender que precisa haver um incentivo maior a partir dos próprios professores. Considerações Finais: Nesse sentido, a Educação Física enquanto área de conhecimento da saúde deve ser vista como disciplina que trabalha e insere as ideias de promoção da saúde e não como um mero instrumento de prevenção de doenças, formando gerações mais fortes.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Fundamental. Educação. Professor de Educação Física.

Abstract
Introduction: The health promoting school, expand a new vision for the area of ​​Physical Education where we consider that child development is linked to society, the environment in which the child lives, food, family and others. Objective: This study aimed to investigate the theme health approach in Physical Education. Sample: This study was characterized as Cross of an exploratory nature. There were 30 children male and female, aged from 08 to 15 years of primary school, regularly enrolled in the school system of the Federal District. Material and methods: It was a questionnaire containing 05 closed questions. For data collection was used as a tool questionnaire adapted from V CONNEPI, (2010). Results: Through the questionnaire diagnosis allowed the recognition of the students in the course of the answers, understand that health is linked to the activities worked but some do not dominate and do not even know what it is going to understand that there must be a greater incentive from own teacher. Final Thoughts: In this, the Physical Education as the health knowledge should be seen as a discipline that works and inserts the health promotion ideas and not as a mere instrument of disease prevention, formed stronger generations.

Keyword: Physical Education. Primary Education. Education. Physical Education Teacher.