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DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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Autor(es)

Isabela Carine de Menezes Raulino, Jurandir Fernandes Cavalcante, Luiz Torres Raposo Neto, Francisco Getúlio Alves Moreira, Valmir Arruda Sousa Neto, Eduardo de Lima Melo, Roberta Oliveira da Costa

Resumo

A aplicação da dança na educação infantil tem um papel relevante e significativo para o desenvolvimento, motor, social e afetivo. Deste modo a presente pesquisa tem como proposta identificar a percepção dos acadêmicos de Educação Física a respeito conteúdo dança e sua aplicação na Educação Física infantil. Consiste em uma pesquisa de campo, de modo transversal com a abordagem quantitativa, onde se utilizou da aplicação de questionário estruturado para a coleta de dados. Amostra foi composta de 80 alunos acadêmicos de Educação Física da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Os resultados evidenciaram que os discentes ampliaram seus conhecimentos após cursarem as disciplinas de dança e educação infantil, é que os mesmos reconhecem (98%) a relevância do conteúdo dança para a educação infantil. Quanto a aplicação da dança nas aulas de educação infantil, 80% dos acadêmicos sente que estão preparados para aplicar, 18% não e apenas 2% talvez.  Assim os achados obtidos no decorre da pesquisa evidenciaram uma significativa transformação na formação do acadêmico, no que se refere as disciplinas de dança e educação infantil, bem o seu reconhecimento no processo de desenvolvimento integral da criança. Compreendemos que ainda há muito a ser feito para que o ensino da dança seja reconhecido e efetivado na educação infantil. Portanto tornam-se indispensáveis novos diálogos que tratem a dança como cultura corporal do movimento na primeira etapa da educação básica. Portanto, tronar se necessário desenvolver estratégias que efetivem o ensino da dança dentro da educação infantil. Logo, são de fundamental importância que sejam realizados estudos aprofundados sobre a temática em questão.

Palavras-chave: Educação Física. Dança. Educação Infantil.

Abstract

The application of dance in early childhood education has a relevant and significant role for development, motor, social and affective. In this way, the present research aims to identify the perception of Physical Education academics in relation to the content of dance and its application in Physical Education for children. It consists of a field survey, in a transversal way with the quantitative approach, where a structured questionnaire was used to collect data. The sample consisted of 80 academic students of Physical Education of the Metropolitan College of the Great Fortress. The results evidenced that the students increased their knowledge after attending the themes of dance and early childhood education, is that they recognize (98%) the relevance of dance content to early childhood education. As for the application of dance in kindergarten classes, 80% of academics feel willing to apply, 18% are not and only 2% perhaps. Thus, the findings obtained in the course of the research evidenced a significant transformation in the training of the academic, in the disciplines of dance and early childhood education, as well as in their recognition in the process of integral development of the child. We understand that much remains to be done to ensure that dance education is recognized and implemented in early childhood education. Therefore, new dialogues that treat dance as the body culture of the movement in the first stage of basic education become indispensable. Therefore, it is necessary to develop strategies that prevent the teaching of dance in early childhood education. It is therefore essential that in-depth studies on the subject matter are carried out.

Keyword: Physical Education. Dance. Child education.