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ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA E DO DESEMPENHO DE PESSOAS SAUDÁVEIS DURANTE A DANÇA EM VIDEOGAME ATIVO COM E SEM FEEDBACK DO JOGO

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Autor(es)

Priscila Carneiro Valim-Rogatto, Afonso Antonio Machado.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi investigar os efeitos do feedback de um jogo de dança realizado em videogame ativo sobre o desempenho e a motivação intrínseca de adultos saudáveis. Uma pesquisa experimental foi desenvolvida com 16 pessoas de ambos os sexos com média de idade de 20,6 (±2,15) anos. Foram coletadas informações sobre estatura, massa, índice de massa corporal (IMC), bem como sobre a experiência prévia dos participantes com ginástica/dança e com videogames. Os voluntários, em duplas, participaram de duas sessões experimentais. Na sessão 1, a dupla realizou 13 movimentos de dança/ginástica de uma música do jogo Just Dance para Xbox 360 durante 3’27’’ minutos. Os participantes tiveram acesso ao sistema de feedback do jogo composto por informações visuais, tais como figuras de movimento, informação individual de desempenho e nível de desempenho. Na situação 2, a dupla executou o mesmo procedimento realizado na situação 1, porém sem o feedback. Os participantes responderam o Inventário de Motivação Intrínseca (IMIp) ao término de cada situação. O desempenho dos participantes, avaliado pela pontuação final do jogo, não foi influenciado pela presença ou ausência de feedback. Quanto à motivação intrínseca, níveis elevados de interesse, esforço e competência na atividade foram observados, embora resultados similares foram encontrados na percepção de pressão e tensão durante a execução da dança. Tais achados indicam que, a despeito dos efeitos motivacionais positivos encontrados, ainda são necessários novos estudos para discutir o papel das interações sociais no âmbito dos preditores motivacionais negativos

Palavras-chaves: Exergame. Motivação Intrínseca. Desempenho.

Abstract

The purpose of this research was to investigate the effects of dance game feedback on the performance and intrinsic motivation of adults while participating in this active videogame. An experimental study was developed with 16 volunteers of both sexes with mean age of 20.6 (± 2.15) years. Data from participants on height, body mass, Body Mass Index (BMI) and previous experience of gymnastic/dance and video games were collected. The volunteers, in pairs, participated in two experimental sessions. In Session 1, they performed 13 dance/gymnastics movements from Just Dance game to Xbox 360 with a duration of 3'27''. Participants had access to the game feedback system composed of visual information such as figures of movement, individual performance information and performance level. In situation 2, they executed the same procedure performed in situation 1, but without the feedback. Participants answered the Intrinsic Motivation Inventory (IMIp) at the end of each situation. The performance of the participants, evaluated by the final score of the game, was not influenced by the presence or absence of feedback. Regarding intrinsic motivation, high levels of interest, effort and competence in the activity were observed, although similar results were found in the perception of pressure and tension during the dance performance. These findings indicate that, despite the positive motivational effects found, further studies are needed to discuss the role of social interactions within the framework of negative motivational predictors.

Keywords: Exergame. Intrinsic Motivation. Performance.