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EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA

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Autor(es)

Raphael Moura Rolim, Paula Ingrid Vieira Lima, Endyara Rayza Santana Ferreira, Afonso Antônio Machado.

Resumo

A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um tema complexo e pouco explorado por professores de Educação Física. Objetivou-se realizar uma análise de conteúdo com as seguintes categorias de análise: Educação Física; Inclusão; Autismo; Autismo e Inclusão, e Educação Física e Inclusão, sendo avaliadas 58 produções. Os temas abordados foram “A inclusão de estudantes com TEA em escolas regulares” e “Educação Física Escolar e Autismo: dificuldades dos professores e benefícios para estudantes”. Os resultados encontrados apresentaram as seguintes abordagens: Educação Física no ensino escolar, Autismo e inclusão nas escolas, Legislação sobre inclusão e Dificuldades dos professores com alunos com autismo. Adicionalmente, foi realizada pesquisa qualitativa com pais e ou responsáveis de crianças com autismo por meio de questionário on line. Foram analisadas percepções de 28 pais e responsáveis por crianças com diferentes graus de TEA sobre a importância da educação física no transtorno. Os resultados mostraram que 62% dos pais e responsáveis consideram essencial aulas de educação física principalmente para melhoria da socialização e interação com outras crianças. No entanto, a maioria dos entrevistados relataram que os profissionais não estão preparados para atender a esta demanda. As produções evidenciaram as carências que ainda existem no sistema educacional inclusivo, tanto de profissionais habilitados quanto de recursos e investimentos; as dificuldades pelas quais os professores possuem em trabalhar com as especificidades de cada deficiência e em especial, do autismo; bem como, os inúmeros benefícios motores, cognitivo e sócio afetivos ocasionados por uma prática inclusiva eficaz.

Palavras-chave: Inclusão. Autismo. Educação Física escolar.

Abstract

Autism Spectrum Disorder (ASD) children inclusion is a complex and not yet fully explored by Physical Education teachers. The aim is was content analysis systematize in Physical Education; Inclusion and Autism, which 58 productions were evaluated. The topics addressed were "The inclusion of students with ASD in schools" and "School Physical Education and Autism: difficulties for teachers and benefits for students". The results found presented the following approaches: Physical Education in school education, Autism and inclusion in schools, Legislation on inclusion and Difficulties of teachers with students with autism. Additionally, a qualitative research was also carried out with parents and / or responsible of child with autism by an online questionnaire. Perceptions of 28 parents/responsible of autism children were analyzed on the importance of physical education in this disorder. The results showed that 62% of parents considered essential the physical education classes mainly to improve socialization and interaction with other children. However, most participants reported professionals are not prepared to lead this demand. The productions highlighted the shortcomings that still exist in the inclusive educational system, both for qualified professionals and for resources and investments; the difficulties that teachers have in working with the specificities of each disability and in particular, autism; as well as, the motor, cognitive and socio-affective benefits brought about by an effective inclusive practice.

Keywords: Inclusion. Autism. School Physical Education.