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EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DE SABERES E HABITUS?

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Autor(es)

Fabíola Santini Takayama, José Maria Baldino, Paulo Roberto Veloso Ventura.

Resumo

Estudos culturais e educação, saberes e práticas de ensino têm estimulado novos olhares para a Educação Física, oportunizando rupturas em sua representação de ser atividade de adestramento e de culto ao corpo. Com isso, este artigo tem o objeto de perceber o sentido que docentes e discentes veem na Educação Física no Ensino Médio e compreender a partir disso, se a mesma produz saberes sistematizados. Com um delineamento metodológico crítico-qualitativo, estruturou-se por um corpus teórico e por um corpus empírico (observações não participantes de aulas; questionários semiestruturados dirigidos a docentes e discentes) de três escolas goianienses do Ensino Médio. Os dados, interpretados à luz das referências teóricas, trouxeram revelações significativas. Nota-se que existem significativas aproximações e relativas diferenciações entre saberes sistematizados e habitus incoporados segundo as vozes de docentes e discentes. Isto pode ser explicado, que não obstante os limites sociais e culturais da realidade contemporânea, docentes e discentes criam e recriam, neste estudo, nas aulas da Educação Fisica no Ensino Médio, possibilidades e avanços rumo a uma educação escolar cidadã, crítica e emancipadora.

Palavras-chave: Educação. Educação física. Saberes. Ensino Médio.

Abstract

Studies on culture and education, knowledge and school practice have stimulated new points of views towards Physical Education, changing the representations of PE as a body training and cult of the body. With this, this article has the object of perceiving the sense that teachers and students see in Physical Education in High School and understanding from that, if it produces systematized knowledge. This research is based on a critical-qualitative methodology of investigation and it is structured by a theoretical corpus and by an empiric corpus (non participant observation of the classes and semi-structured questionnaire answered by teachers and students) of three schools from Goiânia that have High School level were chosen for this study. Significant data was revealed by theoretical references. Can be verified that there are significant data and concerning differentiation between systemized knowledge and incorporate habitus, according the teachers and students´ voices. The data reveals that despite the social and cultural limits of the contemporary reality, the teachers and the students create and recreate, in this research, possibilities and progresses towards a scholar education that leads to citizenship, criticism and human emancipation in High School Physical Education classes.

Keywords: Education. Physical Educacion. Knowledge. High School.