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“JÁ “TÔ” BEM MELHOR PREPARADA DIANTE DESSE RELACIONAMENTO QUE A GENTE TEM, NÉ?”: A RELAÇÃO PROFISSIONAL COMO UM FATOR INFLUENTE NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE APOIO

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Autor(es)

Leonardo Ristow, Airton Nass Júnior, Matheus Fraga, Roberti Iaczczak, João Derli de Souza Santos

Resumo

O professor de apoio tem extrema importância na inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar. Ele deve auxiliar o aluno para realizar as necessidades básicas e as atividades propostas pelo professor. Especificamente nas aulas de Educação Física este profissional se faz necessário, devido a falta de conhecimento, por parte dos professores, em desenvolver atividades adaptadas a esses alunos. Diante desse contexto, o objetivo do estudo foi explorar fatores que influenciam a intervenção do professor de apoio das aulas de Educação Física escolar. Como metodologia de investigação, utilizou-se a abordagem qualitativa de caráter exploratório. Participaram do estudo, um professor de Educação Física, uma professora de apoio e uma aluna diagnosticada com paralisia cerebral. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação não-participante e análise da literatura e documentos. A partir da construção de uma triangulação de métodos os dados foram analisados. Como resultado, foram encontrados três fatores que influenciam a intervenção do professor de apoio das aulas de Educação Física escolar: o papel do professor de apoio; a forma de contratação do professor de apoio e a relação entre o professor de apoio e o professor de Educação Física. Fica evidente, que no contexto investigado, a boa relação entre os professores é o principal fator que influencia na intervenção da professora de apoio.

Palavras-chave: Inclusão. Educação Física. Professor de apoio.

Abstract

The support teacher is extremely important in the inclusion of students with disabilities in school context. It should assist the student to carry out the basic needs and activities proposed by the teacher. Specifically in Physical Education classes, this professional is necessary, due to the lack of knowledge on the part of teachers, to develop activities adapted to these students. In this context, the objective of the study was to explore factors that influence the intervention of the teacher in support of school Physical Education classes. As a research methodology, the exploratory qualitative approach was used. A Physical Education teacher, a support teacher and a student diagnosed with cerebral palsy participated in the study. For data collection, semi-structured interviews, non-participant observation and analysis of literature and documents were carried out. From the construction of a triangulation of methods, the data were analyzed. As a result, three factors were found that influence the intervention of the support teacher in school Physical Education classes: the role of the support teacher; the form of hiring the support teacher and the relationship between the support teacher and the Physical Education teacher. It is evident that in the context investigated, the good relationship between teachers is the main factor that influences the intervention of the support teacher.

Keywords: Inclusion. Physical Education. Support teacher.