Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

A MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADES FISICAS: UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO COM TENISTAS DO SEXO MASCULINO DE 13 À 16 ANOS

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Luciano Juchem; Carlos Adelar Abaide Balbinotti; Marcos Alencar Abaide Balbinotti; Marcus Levi Lopes Barbosa; Ricardo Pedrozo Saldanha.

Resumo

O estudo da motivação vem recebendo crescente destaque entre os aspectos psicológicos mais importantes relacionados ao ensino e treinamento desportivo infanto-juvenil. As principais dimensões motivacionais apresentadas na literatura são as seguintes: Controle de Estresse, Prazer, Competitividade, Sociabilidade, Estética e Saúde. O objetivo do trabalho foi verificar, entre as dimensões citadas, quais as que mais motivam os tenistas participantes em competições.  Para tanto, aplicou-se o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas / IMPRAF-126. O IMPRAF-126 é respondido em uma escala do tipo Likert de cinco pontos (1 - totalmente falso a 5 - totalmente verdadeiro). A amostra foi composta de 166 atletas, do sexo masculino da faixa etária de 13 a 16 anos. Como pré-requisito à escolha dos procedimentos estatísticos, a homogeneidade das variâncias das dimensões foi testada e foi rejeitada pelo teste de Mauchly (p < 0,01). Sendo assim, um teste t pareado foi utilizado para avaliar as diferenças entre os escores das dimensões. Os resultados demonstraram que a dimensão que mais motiva tenistas do sexo masculino à prática regular de atividades físicas é o Prazer (p < 0,01), seguido por um grupo formado pela dimensão Competitividade e Saúde, indissociáveis estatisticamente (p > 0,05), pela Sociabilidade, Estética e Controle de Estresse. A dimensão Prazer ser a mais motivante para os tenistas indica que a participação deste grupo em atividades físicas se origina predominantemente das suas motivações intrínsecas. Entendemos, também, que a relevância dada pelos tenistas para as dimensões Competitividade, Saúde e Sociabilidade pode apontar importantes caminhos para o aumento da MI dos atletas. Recomendam-se novos estudos com uma amostra maior de atletas, assim como, com estreantes em competições de outros desportos.

Palavras chave: Motivação, atividades físicas, tenistas.

Abstract