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A RELEVÂNCIA DA AVALIAÇÃO POSTURAL NAS ESCOLAS

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Autor(es)

Helena Maria Nunes Braz; Maria de Lourdes Borges.

Resumo

As alterações da coluna vertebral é atualmente um sério problema de saúde pública devido à grande incidência em adultos com comprometimento importante na estrutura osteomuscular. Sabe-se que grande parte das alterações da coluna tem sua origem na infância e que a escoliose idiopática é uma condição que evolui por longo período sem apresentar sintomas. O objetivo do presente estudo foi de avaliar a escoliose em escolares de 5ª a 8ª série do ensino fundamental na cidade de Veríssimo MG. Foi realizada avaliação postural em 61 crianças de ambos os sexos, idade entre 10 e 15 anos, residentes na zona rural e urbana do município No estudo estatístico, foram utilizadas médias de desvio padrão, idade (grupo etário), local de residência e sexo incidência foi de 36,1% de casos suspeitos de escoliose, a prevalência foi no sexo feminino com 27,9% com maior incidência no grupo etário de 10 a 12 anos. O método usado para a avaliação foi o teste de Adam, este de baixo custo financeiro, considerando como positivo o indivíduo com a presença de no mínimo três características relacionadas à possível escoliose.

Palavras chave: Postura, escoliose, escola.

Abstract