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A COMPARAÇÃO DE RESULTADOS DE UMA ATLETA COM MA FORMAÇÃO CONGENITA DE MEMBRO SUPERIOR ESQUERDO: NAS COMPETIÇÕES DE NATAÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES DE MINAS GERAIS (JEMG) E DAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES ENTRE 2016 E 2018 UM ESTUDO DE CASO

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Autor(es)

Bruno Santos Pereira, Rodrigo de Magalhães Vianna.

Resumo

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) é uma competição esportiva que acontece entre as escolas públicas e particulares dos municípios mineiros, entre jovens de 12 a 17 anos de idade e de ambos os sexos. As Paralimpíadas Escolares é uma competição nacional, realizada pelo CPB, que concentra estudantes com deficiência de escolas públicas e privadas de distintas regiões brasileiras, desde o ano de 2006, têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas. Em 2001 foi criada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Classificação Internacional de Funcionalidades (CIF) que padroniza e proporciona uma linguagem unificada a descrição da saúde e seus estados relacionados, qualificando o grau de comprometimento e da funcionalidade do indivíduo. ​ A pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso descritivo realizado com dados coletados nas competições descritas acima, nos anos de 2016 a 2018, de uma atleta de natação que apresenta má formação congênita de membro superior esquerdo (na mão), é classificada funcionalmente como S10 / SB9 / SM10, é considerada, na fase do estudo, atleta juvenil do modulo II (15 a 17 anos de idade) e de alto rendimento. Concluímos que a atleta apresentou uma contínua e frequente melhora na performance em todas as edições analisadas, isso pode estar relacionado a um desenvolvimento adequado na modalidade, não precoce, sugerindo que o principal aspecto, se deu no treinamento voltado para as competições alvo, além da influência dos treinadores no controle de variáveis físicas e psicológicas.

Palavras-chave: Jogos escolares. Paralimpíadas escolares. Natação. Deficiência.

Abstract

The Minas Gerais School Games (JEMG) is a sports competition that takes place between public and private schools in the municipalities of Minas Gerais, between young people aged 12 to 17 years old and of both sexes. The School Paralympics is a national competition, held by the CPB, which concentrates students with disabilities from public and private schools in different Brazilian regions, since 2006, aiming to encourage the participation of students with physical, visual and intellectual disabilities in activities sports. In 2001, the International Classification of Functionalities (CIF) was created by the World Health Organization (WHO), which standardizes and provides a unified language to describe health and its related states, qualifying the degree of commitment and functionality of the individual. The research is characterized by a descriptive case study carried out with data collected in the competitions described above, in the years 2016 to 2018, of a swimming athlete who has congenital malformation of the left upper limb (in the hand), is functionally classified as S10 / SB9 / SM10, is considered, in the study phase, a young athlete of module II (15 to 17 years old) and of high performance. We conclude that the athlete presented a continuous and frequent improvement in performance in all editions analyzed, this may be related to an adequate development in the modality, not early, suggesting that the main aspect, was in the training aimed at the target competitions, in addition to influence of coaches in the control of physical and psychological variables.

Keywords: School games. School Paralympics. Swimming. Deficiency.