Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

A CONSTRUÇÃO DE DIRETRIZES DE ENSINO DE AULAS DE DANÇA NO CRAS: UM OLHAR PARA OS ESTADOS EMOCIONAIS E TECNOLOGIAS

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Ligia Lopes Rueda Kocian, Rafael Castro Kocian, Eliana Mendes de Souza Teixeira Roque, Maria José Bistafa Pereira.

Resumo

A presente pesquisa se insere nos pressupostos do método qualitativo e tem como objetivo compreender a percepção de adolescentes em situação de vulnerabilidade, partícipes de atividades no CRAS de São José do Rio Pardo em relação ao atendimento e participação nas atividades. Fizeram parte do universo da pesquisa 17 adolescentes com idade de 12 a 14 anos. Como instrumento para coleta de dados foi realizado um levantamento de informações para análise junto ao quadro situacional e uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo com fundamento em Bardin (2011). Diante dos resultados encontrados, elaborou-se uma proposta estruturada com intervenções de Dança e Consciência corporal, tendo como objetivo abordar questões encontradas na análise documental e entrevistas com os participantes, na premissa de contribuir com o empoderamento social de adolescentes.

Palavras-chave: Adolescência. Dança. Vulnerabilidade.

Abstract

This research is part of the assumptions of the qualitative method and aims to understand the perception of adolescents in situations of vulnerability, participants in activities at CRAS in São José do Rio Pardo in relation to attendance and participation in activities. Seventeen adolescents aged 12 to 14 years were part of the research universe. As an instrument for data collection, a survey of information was carried out for analysis with the situational framework and a semi-structured interview. The data were analyzed through content analysis based on Bardin (2011). In view of the results found, a structured proposal was elaborated with interventions of Dance and Body Awareness, aiming to address issues found in the document analysis and interviews with the participants, on the premise of contributing to the social empowerment of adolescents.

Keyword: Adolescence. Dance. Vulnerability.