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A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE HIDROGINÁSTICA

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Autor(es)

Aline Dessupoio Chaves, Caroline Fernandes França, Suziane Peixoto dos Santos, Josária Ferraz Amaral, Regina Maria Rovigatti Simões.

Resumo

A hidroginástica é uma modalidade de exercício físico caracterizada por exercícios aquáticos específicos, baseados no aproveitamento da resistência da água como sobrecarga. A música é um recurso pedagógico muito utilizado nessas aulas, principalmente, para definir a velocidade de execução dos movimentos e tornar a prática mais alegre e motivante. Sendo assim, este estudo teve como objetivo investigar o papel da música no que concerne a motivação para a prática e permanência na hidroginástica, bem como a sua utilização no estabelecimento de ritmo na execução dos movimentos. Participaram do estudo100 indivíduos adultos (64,37±3,23) anos, de ambos os sexos, praticantes de hidroginástica de uma instituição pública, localizada na cidade de Uberaba – MG. Foi realizada entrevista estruturada, individualmente, antes ou após a aula de hidroginástica. A análise dos dados foi conduzida utilizando a técnica do Discurso de Sujeito Coletivo. Observou-se que a maioria dos participantes se matriculou na hidroginástica devido a utilização da música nas aulas e, muitos deles realizam os exercícios no ritmo dela. Portanto, a música é um fator importante nas aulas de hidroginástica, favorecendo o bem-estar e a alegria durante os exercícios propostos, independentemente, do objetivo do aluno em relação com a prática.

Palavras-chaves: Hidroginástica. Motivação. Música.

Abstract

The hydrogymnastics is a physical exercise characterized by specific water-based exercise, based on the use of water resistance as an overload. The music is a pedagogical resource widely used in lessons, mainly, to define the speed of the execution of movements and make the practice more cheerful and motivating. Therefore, this study aimed at investigating the role of music with regard to the motivation for practice and permanence in hydrogymnastics, as well as its use in establishing rhythm in the execution of movements. One hundred adults, of both sexes, participated in the study (64.37 +3.23) years old, practicing hydrogymnastics in a public institution, located in the city of Uberaba - MG. Structured interviews were carried out individually, before or after hydrogymnastics lessons. Data analysis was conducted using the Discourse of the Collective Subject. It was observed that the majority of participants enrolled in hydrogymnastics due to the use of music in lessons and many of them perform the exercises in the rhythm of the music. Therefore, music is an important factor in hydrogymnastics lessons, favoring well-being and joy during the proposed exercises, regardless of the practitioner's goal in relation to the practice.

Keywords: Hydrogymnastics. Motivation. Music.