Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

A INSERÇÃO DOS PAIS NA PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS: OBSERVAÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO TECNOLÓGICA NESSE AMBIENTE

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Fernando de Lima Fabris, Kauan Galvão Morão, Guilherme Bagni.

Resumo

Os pais e familiares compõem o primeiro contexto de convívio social da vida das crianças e são eles os responsáveis por auxiliar na formação da identidade e personalidade. Se tornando também importante na iniciação esportiva, por ser um dos pontos de incentivo e referência para seus filhos praticarem alguma atividade esportiva. Com isso, o trabalho teve como objetivo principal identificar a inserção e participação dos pais e familiares no ambiente esportivo, observando o seu envolvimento e utilização de recursos adquiridos na rede de internet para aconselhar seus filhos. A coleta dos dados ocorreu através do questionário de autoria do próprio autor composto por 12 questões de classificação sociodemográfica e 20 questões específicas. A amostra foi composta por 35 voluntários, sendo 21 do sexo masculino e 14 do sexo feminino, a idade média foi 40,65 anos (± 9,87) e todos são pais ou responsáveis por crianças praticantes de escolas de esportes. Através dos resultados foi possível observar uma mudança de comportamento dos pais e familiares, acompanhando mais atualmente as atividades dos seus filhos comparadas quando os mesmos eram crianças. Outro detalhe dos resultados foi que 34,3% da amostra utilizaram pelo menos algumas vezes dos recursos tecnológicos para se apropriar de informações e conteúdos a modo de aconselhar como os seus filhos devem agir na atividade esportiva. Portando foi possível constatar um aumento na participação dos pais e responsáveis durante as atividades esportivas, assim como ficou evidente a utilização de informações sobre a modalidade praticada oriundas da rede de internet.

Palavras-chave: Influência dos Pais. Iniciação Esportiva. Ciberespaço. Internet.

Abstract

Parents and family members make up the first context of social interaction in the lives of children and they are responsible for assisting in the formation of identity and personality. Becoming also important in sports initiation, as it is one of the points of incentive and reference for your children to practice some sports activity. Thus, the main objective of the study was to identify the insertion and participation of parents and family members in the sports environment, observing their involvement and use of resources acquired on the internet to advise their children. Data collection occurred through a questionnaire authored by the author himself composed of 12 questions of sociodemographic classification and 20 specific questions. The sample consisted of 35 volunteers, 21 male and 14 female, the average age was 40.65 years (± 9.87) and all parents or guardians of children participating in sports schools. Through the results, it was possible to observe a change in the behavior of parents and family members, now more closely following their children's activities compared when they were children. Another detail of the results was that 34.3% of the sample used at least a few times the technological resources to appropriate information and content in order to advise how their children should act in sports. Therefore, it was possible to observe an increase in the participation of parents and guardians during sports activities, as well as the use of information on the modality practiced removed from the internet network was evident.

Keywords: Parental Influence. Sports Initiation. Cyberspace. Internet.