Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

A VISÃO DISCENTE A PARTIR DAS AULAS TEÓRICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

José Maurício Sobrinho Coelho; Bernardo Oliveira Portela.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar a opinião dos alunos no tocante à importância da existência das aulas teóricas de Educação Física em uma unidade estadual de ensino localizada no município de Camocim no extremo noroeste do Ceará. Investigaram-se seis itens sobre essas aulas: resultado no geral das aulas, freqüência dos alunos nas aulas, importância dos conteúdos tratados nas aulas teóricas, inclusão dos alunos nas atividades propostas, preparação e segurança do professor nas aulas teóricas e manutenção ou exclusão das aulas teóricas na escola pesquisada. Os dados foram coletados junto a oitenta alunos de quatro turmas distintas de 3º ano do ensino médio. Os resultados indicaram que existe uma grande importância desse tipo de aula no processo de valorização e legitimação das aulas de Educação Física Escolar. Esse fato indica ainda que se faz necessário uma mudança no modelo falido de aulas eminentemente práticas que não valorizam a opinião dos alunos e que remonta ao trabalho realizado décadas atrás em nosso país. Esse estudo buscou então colaborar com o rol de novas experiências exitosas na área de Educação Física Escolar que vem se multiplicando em nosso país. Apesar das limitações desse estudo os dados aqui relatados são de extrema importância no processo de renovação pedagógica dessa componente curricular nas escolas.

Palavras chave: Aula teórica; Educação Física Escolar; Aluno.

Abstract