Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

FLAG FOOTBAL: UMA ANÁLISE DE VÍDEOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DA MODALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Lucas da Silva Menezes, André Luis Aroni.

Resumo

Dos diversos conteúdos propostos para a Educação Física escolar, o esporte costuma ser o protagonista desse componente curricular. A forma tradicional com que a Educação Física vem sendo tratada ao longo dos anos nas escolas oferece massivamente esportes mais populares, e há pouca abertura para outros que possam proporcionar novas experiências dentro da cultura corporal do movimento. Assim, esta pesquisa quali-quantitativa teve por objetivo a análise de vídeos sobre a utilização do Flag Football nas aulas de Educação Física escolar. Outra característica do estudo foi a utilização do método netnográfico para a coleta dos dados. Um total de trinta e seis vídeos disponibilizados na plataforma YouTube foram analisados, com o Flag Football sendo aplicado em vinte e sete deles dentro das próprias aulas de Educação Física escolar. Foram apresentados também algumas vantagens de tal prática, entre elas: interação social em práticas mistas; habilidades específicas que contribuem para o bom desenvolvimento motor dos jovens; momentos de grande diversão e euforia durante os jogos. Entre os motivos para o compartilhamento desses vídeos em rede social, destacou-se a disseminação da modalidade e a busca por mais praticantes. Como considerações finais, ficou evidente os benefícios da modalidade para a Educação Física escolar, e novas pesquisas são necessárias para tornar os esportes não tradicionais mais presentes durante a prática escolar.

Palavras-chave: Educação física escolar. Flag football. Esportes não tradicionais. Desenvolvimento motor.

Abstract

Of the various contents proposed for Physical Education at school, sport is usually the protagonist of this component. The traditional way in which Physical Education has been treated over the years in schools offers massively popular sports, and there is a little opening for others who can provide new experiences within the movement's culture. Thus, this quali-quantitative research aimed to analyze videos on the use of Flag Football in Physical Education classes. Another feature of the study was the use of the netnographic method for data collection. A total of thirty-six videos made available on the YouTube platform were analyzed, with Flag Football being applied to twenty-seven of them within the Physical Education classes. Some advantages of such a practice were also presented, among them: social interaction in mixed practices; specific skills that contribute to the motor development of young people; moments of great fun during the games. Among the reasons for sharing these videos on a social network, the dissemination of this sport and the search for more practitioners stood out. As final considerations, the benefits of the modality for physical education became evident, and further research is needed to make non-traditional sports more present during school practice.

Keywords: Physical education classes. Flag football. Non-traditional sports. Motor developmental.