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CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL

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Autor(es)

Angela Maria Ruffo ; Aliucha Dadalto Moreno.

Resumo

A psicomotricidade é considerada um elemento educativo, instrumento importante para aguçar a percepção, estimular a atenção e contribuir efetivamente nos processos mentais, especialmente nos PNEE. Esta pesquisa de cunho quase-experimental tem como objetivo analisar a contribuição da psicomotricidade no desenvolvimento da lateralidade em crianças com deficiência mental através de atividades lúdicas. Participaram 8 alunos de ambos os gêneros da APAE de Alto Paraná. Estes realizaram 6 semanas de atividades lúdicas, sendo desenvolvidas 2 vezes na semana, com duração de 50 minutos. Os resultados demonstraram que crianças com deficiência mental apresentaram evolução da lateralidade. Conclui-se que as atividades lúdicas podem auxiliar no desenvolvimento da lateralidade em deficientes mentais, porém, torna-se necessário a realização de novas investigações que busquem avaliar um número maior de crianças com deficiência mental, bem como, aumento no tempo de realização da pesquisa.

Palavras chaves: Deficiente Mental, Psicomotricidade, Atividades Lúdicas.

Abstract