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EFEITOS DA ATIVIDADE AQUÁTICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS DE IDADE

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Autor(es)

Raquel Bezerra Gomes de Pinho Pessoa; Diane Nocrato Esmeraldo Reboucas; Danilo Lopes Ferreira Lima, Evandro Martins, Mônica Helena Neves Pereira Pinheiro.

Resumo

Um bom desenvolvimento psicomotor proporciona ao aluno capacidades básicas para um bom desempenho escolar e nas suas atividades diárias. Assim, é de suma importância analisar e diagnosticar o nível psicomotor durante os primeiros anos de vida, pois dificuldades ou distúrbios nestas áreas geram sérias conseqüências na criança, tanto na aprendizagem, como em seu desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. O presente estudo teve como objetivo identificar os benefícios que a natação proporciona às crianças de 3 a 5 anos, no seu desenvolvimento psicomotor. A amostra foi constituída por 18 crianças, sendo 9 que fazem natação (Grupo 1) e 9 escolares (Grupo 2), a fim de detectar a diferença do desenvolvimento psicomotor entre elas. Foram utilizados os testes de coordenação dinâmica geral, equilíbrio e lateralidade que compõem a ficha de avaliação psicomotora de Picq e Vayer. Utilizou-se da estatística descritiva (média e desvio padrão) e inferência (teste “t” para amostras independentes, com nível de significância p<0,01. Os resultados evidenciaram que não há diferença na idade cronológica das crianças avaliadas (p>0,01). Todas as crianças praticantes de natação apresentaram idade psicomotora maior do que a sua idade cronológica e do que a idade psicomotora dos escolares (p<0,01), tanto na coordenação dinâmica geral como no equilíbrio. Na lateralidade, apesar de ainda não ser definida, a maioria das crianças tanto da natação como os escolares se mostraram destras. Conclui-se que a natação pode ser a causa do melhor desenvolvimento psicomotor das crianças, por isso, considera-se que a aplicação da natação para crianças pode favorecer resultados significativos diante do problema apresentado.

Palavras chave: Natação, criança, psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor.

Abstract