Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

O TREINAMENTO ESTRATÉGICO-TÁTICO: UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO COM TENISTAS DE CAMPO DE 13 A 16 ANOS DO SEXO MASCULINO

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Marcelo Meirelles da Motta, Marcos Alencar abaide Balbinotti, Carlos Adelar Abaide Balbinotti,   Marcus Levi Lopes Barbosa; Ricardo Pedrozo Saldanha.

Resumo

 A Teoria do Treinamento Esportivo destaca a importância do treino estratégico-tático para a performance desportiva. O objetivo deste trabalho é descrever como é realizado o treino estratégico-tático de tenistas infanto-juvenis do sexo masculino, que participaram das competições oficiais do calendário da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) em 2006. As categorias teórico-metodológicas consideradas básicas para o treino estratégico tático são: o ataque, a defesa, o contra-ataque, a neutralização e a pressão. A amostra foi composta por 62 tenistas da faixa etária de 13 a 16 anos, que responderam ao Inventário do Treino Estratégico-tático do tenista (ITET). Os resultados indicaram que o treino estratégico-tático não é realizado na perspectiva da multilateralidade específica do esporte, conforme sugere a literatura especializada.

Palavras chave: Treino estratégico-tático, tênis de campo, treino infanto-juvenil.

Abstract