Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

COMPREENSÃO DE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO ECOLÓGICA PARA PROFISSIONAIS DO ECOTURISMO

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Luiz Augusto Normanha Lima, Luiz Fabiano Seabra Ferreira.

Resumo

Educação é adjetivada de acordo com as inter-relações ocorridas entre os sujeitos, as teorias e o meio. Nesta discussão trataremos a educação ecológica e a ecologia como possibilidades de construir compreensões sobre o tema, atribuindo significados e refletindo sobre as experiências das pessoas, neste caso os profissionais do lazer e da educação que trabalham com o ecoturismo. O método utilizado foi o da Análise do Fenômeno Situado (Fenomenologia), possibilitando uma análise existencial dos profissionais de ecoturismo. A consciência para os profissionais de ecoturismo é algo a ser trabalhado, educado, consciência é tomada como um processo, uma construção. Os significados de mente, consciência, ecologia seguido dos significados de educação e suas mais distintas formas, desde a massificada até as mais individualizadas, tem-se a complexidade e a necessidade de esclarecer cada um destes significados, pois são múltiplos.

Palavras-chave: Consciência, Educação Ecológica e Ecoturismo.

Abstract

Education is qualified according to the interrelations occurred among subjects, the theories and the environment. In this discussion will treat the ecological education and the ecology as possibilities to build comprehensions on the theme, assigning meanings and reflecting about people's experiences, in this case the leisure professionals and of the education that work with ecoturismo. The used method was the of the Analysis of the Situated Phenomenon (Fenomenologia), enabling a professionals existential analysis of ecoturismo. The conscience for ecoturismo professionals is something to be worked, polite, conscience is taken as a lawsuit, a construction. The mind's meanings, conscience, ecology, followed by the education meanings and her more distinct forms, since for massificada until the most individualized, it has the complexity and the need to clarify each one of these meanings, because they are composite.

Key-words: Consciousness, ecological education and ecological tourism.