Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO ENSINO INFANTIL: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO QUE ARTICULA SABERES E FAZERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DA NUTRIÇÃO

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

André da Silva Mello, Elaine Cristina Viana, Wagner dos Santos, Janaína Vargas Nascimento, Anne Schneider Ewald.

Resumo

Este estudo analisa um processo de intervenção pedagógica realizado no contexto da Educação Infantil, que abordou a temática da educação nutricional e foi desenvolvido na perspectiva da Pedagogia de Projetos. Trata-se de uma pesquisa-ação, em que saberes e fazeres da Educação Física e da Nutrição foram articulados e compartilhados por profissionais de diferentes áreas do conhecimento para abordar a temática em questão. Os dados foram coletados por meio da observação participante e por avaliação antropométrica. Os resultados fornecem indícios positivos do impacto do processo de intervenção pedagógica sobre o estado nutricional dos alunos, que, em sua maioria, apresentaram índices de normalidade (eutrofia).

Palavras-chave: Educação Infantil, Educação Nutricional, Pedagogia de Projetos.

Abstract

The study analyzed a pedagogic intervention process done in the context of early childhood education, which undertakes the nutritional education thematic and pedagogy projects. It was an action-research, in that the “knowledge” and the “make” of the physical and nutritional education were articulates and shared by professionals of diverse areas to discuss this evidence thematic. Data were obtained by means of participant observation and anthropometric evaluation. The results obtained to anthropometric index in the evaluated students, provide positive indications to the pedagogic intervention impact on nutritional status.

Key-words: Early childhood education, nutritional education, pedagogy projects.