Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS NAS ESCOLAS DE FUTSAL

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Douglas Alexandre Sousa,  Nayara Clara Lopes Moreira, Daniela Gomes Rosado, Jaqueline Cardoso Zeferino, José Geraldo do Carmo Salles.

Resumo

A área da ciência do futsal está cada vez mais adquirindo conhecimentos através de estudos e pesquisas que veem melhorando o nível do processo de ensino-aprendizado de nossas escolas e clínicas de futsal. A metodologia utilizada para verificação dos principais princípios pedagógicos empregados nas aulas de futsal foi a revisão bibliográfica. Este estudo objetivou-se expor e apontar formas e situações de relacioná-los com a área de aprendizado do aluno, enfatizando as situações práticas propícias à utilização de um determinado princípio metodológico, expondo seus conceitos, vantagens e desvantagens. Após o desfecho das análises, verificamos que ambas as formas são de fundamental importância para o aprendizado, cabendo ao professor empregar os distintos métodos na fase exata do processo de ensino aprendizagem do aluno.

Palavras-chave: Aprendizado, princípios pedagógicos, futsal.

Abstract

The field of indoor soccer science is acquiring knowledge through the studies and researches which has improved the level of the teaching-learning process in our schools and clinics of indoor soccer. The methodology used to check the main pedagogical principles used in the classes of indoor soccer was the literature review. This study had the intension to expose and point ways and situations in which could be possible to relate this methods with the scientific theories of learning. It was emphasized the practical situations more adequate for the use of each methodological principle, indicating its concepts, advantages and disadvantages. After the conclusion of studies, it was possible to verify that both ways are very important to learning, having the teacher the responsibility to employ each method at the exact phase of the teaching-learning process of the student.             

Keywords: Learning, pedagogical principles, indoor soccer.