Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

A DANÇA COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Elisangela Almeida Barbosa, Evando Carlos Moreira.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar se e como a Dança é trabalhada nas aulas de Educação Física no ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – MT, bem como as dificuldades de trabalho e os elementos culturais locais evidenciados e valorizados pelos professores nas suas aulas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino da Dança em aulas de Educação Física e os diferentes métodos que orientam sua organização e aplicação no âmbito escolar. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa e contou com a participação de 85 professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Cuiabá – MT. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas versando sobre como a dança é trabalhada nas aulas de Educação Física escolar, suas dificuldades e elementos da cultura evidenciados pelos professores. A partir desse questionário foi possível observar que 45 professores têm vivência em dança. Para 22 professores essa vivência ocorreu no curso de graduação e 56 trabalham esse conteúdo na escola, principalmente voltado para as festividades e como atividade recreativa. Dos 23 professores que não trabalham dança nas suas aulas de Educação Física, 9 apontaram o não domínio do conteúdo. Sobre a escolha das danças, 38 professores trabalham danças populares e folclóricas e 36 exploram as danças regionais e nacionais, o que pode também estar ligado às festividades escolares, tais como a festa junina e aniversário da cidade. As maiores dificuldades encontradas são o espaço inadequado e a resistência dos meninos. Diante disso, é importante refletir sobre a utilização da Dança como elemento educativo nas aulas de Educação Física de forma dinâmica, diversificada e que favoreça as relações entre professores e alunos durante as aulas.

Palavras-chave: Dança, Educação Física, ensino fundamental.

Abstract

The objective of this research is investigate if and how dance is worked in physical education  classes in  primary school of the Municipal Net of Cuiabá (MT) teaching, as well as the difficulties at work and the local culture elements evidenced by the teachers in their classes. For such, was realized a bibliographical research about dance teaching in physical education classes, the different methods that guide its organization and application on school. The research is characterized as descriptive with qualitative approach, counting with 85 physical education teachers of the municipal net of Cuiabá/MT teaching. A questionnaire was applied with open and closed questions about how dance is worked in  physical education classes, the difficulties and culture elements evidenced by teachers. Starting from this questionnaire was possible to observe that 45 teachers have some experience in dance, and for 22 teachers this experience happened in the degree course, and 56 use it for festivities and also as recreation. 9 of the 23 teachers that don´t work dance in their classes pointed to the poor knowledge of the content. About the type of dances chosen, 38 teachers work folk and popular dances and 36 explore the regional and national dances, which may be linked to the school holidays, such as a festival and city´s birthday. The biggest difficulties are the inadequate space and boys opposition. Therefore it is important to consider the use of Dance as an educative element in physical education classes in a dynamic and diversified way, assisting the relation between teachers and students during lessons.

Keywords: Dance, Physical Education, primary school.