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A EDUCAÇÃO FÍSICA E OS ESPORTES NA AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA DA DÉCADA DE 1930

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Autor(es)

Renata Duarte Simões, Silvana Vilodre Goellner.

Resumo

Objetiva investigar como a Ação Integralista Brasileira educava corporalmente, por meio da Educação Física e dos esportes, homens e mulheres inscritos em suas fileiras. O objeto da pesquisa é a “educação de corpo” elaborada e difundida pela Ação Integralista Brasileira – movimento social de grande repercussão política, que emerge no Brasil Republicano, arquitetado por Plínio Salgado, enquanto Chefe Nacional – com a finalidade de educar, disciplinar e preparar seus membros tornando-os “soldados obstinados a defender a nação”. Delimita o período a ser estudado entre 1932 e 1937, anos em que atuou no Brasil o movimento. Analisa documentos integralistas, jornais e revistas publicados pelo movimento, teses e dissertações sobre a temática em questão. Concluiu que o integralismo propagava, a seu modo, o comportamento a ser assumido pelos integralistas e, consequentemente, a quem mais demonstrasse simpatia por suas causas. Agregando essas prescrições a todas as práticas ritualistas e simbólicas, a AIB impunha ao corpo um modo de ser integralista.

Palavras-chave: Educação do corpo, Educação Física e esporte, Ação Integralista Brasileira.

Abstract

It aims to investigate how the Brazilian Integralism educated bodily through physical education and sports, men and women enrolled in their ranks. The object of research is "educational body" drawn up and circulated by the Brazillian Integralism – social movement far-reaching political, that emerges in Brazil Republican engineered by Plinio Salgado as National Head - in order to educate, discipline and prepare its members by making them "die-hard soldiers to defend the nation." Defines the period to be studied between 1932 and 1937, years in which he served the movement in Brazil. Analyzes documents integralists, newspapers and magazines published by the movement, theses and dissertations on the subject in question. Concluded that integralism propagated in its own way, the behavior to be made by the integralists and, therefore, who showed more sympathy for their cause. Adding these requirements to all practices ritualistic and symbolic, the AIB required the body a way of being integralist.

Keywords: Education of the body, Physical Education and Sport, Ação Integralista Brasileira.