Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA MELHORIA DA PERCEPÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL EM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ-PR

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Suzana Aparecida de Oliveira, João Paulo dos Passos Santos, Sarita Vercezi Montanha, Juliana Dias Boaretto

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal analisar se a dança interfere de maneira positiva na melhora do desenvolvimento da percepção espacial e percepção temporal de crianças com idade entre 4 e 5 anos de idade da cidade de Paranavaí - PR. Trata-se de uma pesquisa de campo com caráter experimental. A amostra é composta por 29 crianças do grupo experimental e 10 do grupo controle devidamente matriculadas em duas creches de ensino infantil do município de Paranavaí. Foi realizado um pré-teste com todos os sujeitos envolvidos na pesquisa, em seguida foi sucedida a intervenção com o grupo experimental e para finalizar um pós-teste que foi executado com os dois grupos. O instrumento utilizado foram dois testes da avaliação psicomotora de Oliveira (2002a) sendo o de estruturação espacial e estruturação temporal, esta avaliação psicomotora é indicada para sujeitos de 3 a 13 anos. O tratamento estatístico dos dados está demonstrado por meio de tabela com  relativa e percentual, sendo feito o teste Qui-quadrado para determinar se existe uma diferença significativa entre os dois grupos. Então verificou se, que as crianças do grupo experimental tiveram resultados significativos no pós-teste, tanto na estruturação espacial, quanto na estruturação temporal, já o grupo controle, no que se refere ao pós-teste observou-se que, a evolução da percepção temporal, foi a única sentença a ser considerada como relevante, porém na comparação feita entre os dois grupos não foram encontradas diferenças significativas.

Palavras-chave: Dança, percepção espacial, percepção temporal, crianças.

Abstract

This study has as objective analyse IF the dance interferes in the development improvement of temporal and space perception of  children aged between four and five in the town of Paranavaí- Pr. It’s an experimental field research. The sample has twenty-nine children of the experimental group (EG) and ten of the control group (CG). There was a pre-test, after that, an intervention with the (EG) and a post-test. The instrument used was the Oliveira psychomotor evaluation (2002a). The result is represented by a chart with percentual and relative Frequency and Qui – squared test to determine if there is a significant difference. It was shown the (EG) children had significant results on the post-test and on the temporal ande space perception, but in the (CG), the evaluation of the temporal perception was the only sentence to be considered as relevant.

Keywords: Dance, space perception, temporal perception, children.