Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

A INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS NAS AULAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS QUE LECIONAM NA 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Fernando Alves Frasão, Marcos Merida, Raul Alves Ferreira Filho.

Resumo

O objetivo desse estudo foi verificar se os conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) destinados à Educação Física são conhecidos e utilizados por professores de escolas públicas que lecionam no primeiro ciclo (1ª e 2ª série) do Ensino Fundamental. Foi analisada a proposta contida no documento e, posteriormente, verificou-se o nível de conhecimento e utilização dessas propostas. Foi utilizado um questionário semiestruturado para seis professores de Educação Física, formados em diferentes períodos. Concluiu-se que, apesar de haver consenso entre os professores com relação à importância dos PCNs para melhoria da Educação Física escolar, esses professores que deveriam conhecer e aplicar tais conteúdos, de maneira clara e objetiva, demonstraram dificuldade e desinteresse em aplicá-los.

Palavras-chave: Educação Física escolar, parâmetros curriculares nacionais, ensino fundamental.

Abstract

The objective of the research was to verify if the proposed contents for the National Curricular Parameters (NCPs) destined to Physical Education are known and used by the teachers of the Public Schools that teach for the first cycle (1st and 2 st group) from High School. It was analyzed the propose contained on the document and, later, it was verified the knowledge level and utilization from these proposes, for this it was applied a semi structured questionnaire with for six Elementary School teachers, graduated in different periods. The conclusion was that, in spite of to have an agreement between the teachers about the importance of the NCPs for the improvement of Physical Education, these teachers that should know and to apply these contents, in a clear and objective way, show hardness and indifference in apply that.

Keywords: Scholar Physical Education, national curricular parameters, elementary school.