Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

A INFLUÊNCIA DOS SABERES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DOS SABERES DA PRÁTICA NO FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Tamara Suellen Dudeck, Evando Carlos Moreira.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar a influência e o papel dos saberes obtidos na formação profissional em Educação Física e os saberes obtidos na prática cotidiana das aulas de Educação Física Escolar durante a vivência como alunos da Educação Básica, o que denominamos saberes da prática na atuação do professor de Educação Física. Foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao percurso histórico da formação profissional em Educação Física que serviu de base para a análise dos dados. De caráter descritivo com abordagem qualitativa, a pesquisa teve como instrumento de coleta de dados um questionário com 6 perguntas semiabertas que foi aplicado a 85 professores de Educação Física da Rede Pública Municipal de Cuiabá. Observamos que a maior parte dos professores considera importante as experiências vivenciadas no processo de formação no curso de graduação para sua atuação profissional. Contudo, destacam que as experiências vivenciadas enquanto alunos da Educação Básica, os saberes da prática, também têm influência sobre sua prática docente, bem como a existência de relação entre ambas, o que mostra o quanto é importante uma formação de qualidade durante a formação superior, mas também uma prática de Educação Física Escolar realizada de maneira que os alunos se apropriem de conhecimentos e saberes para vida futura.

Palavras-chave: Formação de professores, saberes da prática, saberes da formação profissional.

Abstract

This study aimed to identify the influence and role of the knowledge obtained on physical education training and the knowledge obtained on daily practice of physical education classes during the school experience as a student of basic education, what we call knowledge of practice in the physical education teacher action. We conducted a bibliographic review on the historical course of physical education training which formed the basis for the analysis of data. The research is descriptive with qualitative approach, with a questionnaire as a tool for data collection containing 6 half-open questions, applied to 85 physical education teachers in public schools of the municipal net of Cuiabá. We observed that the majority of the teachers consider important their experiences in training process at the undergraduate level to their professional performance. However, they pointed that their experience lived as a student of basic education and the knowledge of practice also have influence on their teaching practice, as well as the existence of a relationship between both, which shows how important is a quality training during the undergraduate, but also a school practice of physical education realized in a way that students can get knowledge and acquirements for future life.

Keywords: Teachers Training, knowledge of practice, Knowledge of vocational training.