Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

ANÁLISE DO INTERESSE E PRÁTICA DO ESPORTE ATLETISMO NO ÂMBITO ESCOLAR EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Paulo Tsuneta, José Roberto Andrade do Nascimento Junior, Márcia Massae Watanabe.

Resumo

A iniciação ao atletismo na Escola pode ser de importância decisiva para a criança e jovem, na medida em que lhe proporciona vivências e experiências básicas fundamentais para o desenvolvimento das habilidades motoras. Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o interesse e a prática do esporte atletismo no âmbito escolar de acadêmicos do curso de Educação Física da FAFIMAN de Mandaguari. Foi aplicado um questionário para uma amostra de 50 acadêmicos de ambos os gêneros (27 masculinos e 23 femininos) matriculados no curso de Educação Física no ano letivo de 2008. A coleta de dados foi realizada no mês de maio de 2008 pelos autores do estudo. Os resultados obtidos apontam que 91% acadêmicos frequentaram Instituição de ensino Público, sendo que o interesse maior (48%) se deve por constituir uma disciplina na faculdade. Apenas 32% dos acadêmicos vivenciaram o atletismo nas aulas de Educação Física Escolar, onde 81,2% desta vivência ocorreram na modalidade de corridas. 56% apontaram que maior barreira encontrada seria a falta de infraestrutura, e os facilitadores seriam melhor infraestrutura (34%) e maior embasamento por parte dos professores (34%). Estes resultados apontam o pouco contato com o esporte atletismo nas aulas, apontando as diversas problemáticas que envolvem o ensino desse esporte no âmbito escolar. Devido a importância que assume na formação da criança, verifica-se a necessidade uma maior abordagem ao processo ensino-aprendizagem do atletismo enquanto conteúdo no contexto escolar.

Palavras-chave: Atletismo, Educação Física,  escola.

Abstract

The initiation to athletics at the school can be decisive importance for the child  and youth, in that it provides basic knowledge and life experiences fundamental for the development of motor skills. Therefore, this research aimed to identify and analyze the interest and the practice of athletic sports in the school academic course of physical education at FAFIMAN of Mandaguari. A questionnaire was applied to a sample of 50 students of both genders (27 male and 23 female) enrolled in the physical education in the school year of 2008. Data collection was performed in May 2008 by the authors of the study. The results point that 91% of the students attended the Institution of Public Education, and the best interests of 48% should consist of a discipline in college. Only 32% of the students experienced athletics classes of physical education, where 81.2% of this experience occurred in the modality of races. 56% pointed  that the biggest barrier found is the lack of infrastructure, and the facilitators would be better infrastructure (34%) and greater background knowledge of the  teachers (34%). These results point to little contact with the sport  athletics in the classes, the several problems that involve the teaching of that sport in the school. Due to  the importance of training the child, there is a need for a better approach to the teaching learning of the athletics while  content in the school context. 

Keywords: Athletics, Physical Education, school.