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AS DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

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Autor(es)

Adriano Jose Rossetto Junior, Adriana Weigert, Graziela Oliveira Neto, Elisangela Possamai.

Resumo

A pesquisa de campo empregou o método descritivo para identificar os conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física Escolar e diagnosticar se os professores contemplam em suas aulas as três dimensões dos conteúdos: atitudinal, conceitual e procedimental. Baseou-se em: Darido et al. (2001), Delors (2001), Zabala (1998), Shigunov e Shigunov Neto (2002) e Galvão (2002) ao abordar a Educação Física Escolar e como estão sendo desenvolvidos seus objetivos, conteúdos e as dimensões dos conteúdos. A amostra constituiu-se de sete professores de Educação Física, que foram entrevistados com perguntas abertas e fechadas para coleta de dados, em seis escolas, particulares e públicas, utilizou-se a observação de 112 aulas. Os resultados: 14% dos professores já conheciam as dimensões dos conteúdos e 86% não; 100% dos professores não sabem quais são as dimensões dos conteúdos, as abordavam inconscientemente, sendo a dimensão procedimental a mais abordada, a atitudinal aparece momentaneamente apenas nas ocasiões de conflito e a conceitual é insignificante, sendo o conteúdo esporte o predominante nas aulas. Portanto, constatou-se que os docentes não têm o conhecimento sobre os conteúdos e, especialmente, das dimensões de conteúdo, desenvolvendo-os sem intencionalidade e consistência, como “currículo oculto”. Assim, não possibilitando alcançar todos os objetivos da Educação Física Escolar.

Palavras-chave: Educação Física escolar, dimensões dos conteúdos, professor de Educação Física.

Abstract

The field research used the descriptive method to identify the contents developed in Physical Education classes and to diagnose if the teachers in their classes contemplate the three dimensions of the contents: atitudinal, conceptual and procedural. It was based on: Darido et al. (2001), Delors (2001), Zabala (1998), Shigunov and Shigunov Neto (2002) and Galvão (2002), approaching Physical Education and how it is developed, its objectives and the dimensions of the contents. The sample consisted of seven teachers of Physical Education, interviews with open and closed questions for collect of data and used the observation of 112 lessons in six private and public schools. The results: 14% of the teachers already knew the dimensions of contents and 86% did not; 100% of the teachers do not know which are the dimensions of the contents, approached them unconsciously, being most boarded the procedural dimension, the atitudinal appears momentarily only in the conflict occasions and the conceptual one is insignificant, being the content sport the predominant one in the classes. Thus, it was evidenced that the teachers have no knowledge about the contents and, especially, of the dimensions of content, developing them without intentionality and consistency, as “occult resume”. Thus, not allowing reaching the goals of Physical Education classes.

Keywords: Physical Education Classes, Dimensions of Contents and Physical Education Teacher.