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AS PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS DAS ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ANÁPOLIS

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Autor(es)

Glaucy da Silva Inácio, Cristina Gomes Oliveira Teixeira, Lourenzo Martins Brito, Francisco Martins da Silva, Patrícia Espíndola Mota Venâncio.

Resumo

A educação na escola tem sofrido grande desvalorização tanto por alunos, pais, colegas de profissão e pela gestão escolar. O professor de Educação Física na escola deve estar preparado para esta situação e isto quer dizer que o mesmo, deve encontrar, entre as abordagens, a que poderá utilizar para beneficiar o aluno e promover o desenvolvimento da matéria. Objetivo: foi verificar os conhecimentos dos professores sobre as abordagens pedagógicas e se os mesmos utilizam as abordagens como metodologia de ensino e, ainda, se os mesmos conhecem o embasamento teórico que a abordagem utilizada possui. Metodologia: foi realizado um estudo de campo qualitativo por meio de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. Participaram do estudo sete professores que ministram aulas de Educação Física escolar no município de Anápolis – Goiás. Limitações do estudo: dificuldade em encontrar professores que se disponibilizem a preencher um questionário que leve um pouco de tempo. Resultado: O resultado obtido com este estudo foi que os professores utilizam as seguintes abordagens pedagógicas: desenvolvimentista (um), crítico-superadora (um), humanista um), construtivo-interacionista(quatro), crítico-emancipatória (dois), saúde renovada (um), tradicional (dois) e um professor não soube responder. Os professores foram solicitados a apresentarem os conhecimentos da abordagem e quatro deles conseguiram discorrer, um não conseguiu discorrer sobre todas as abordagens escolhidas, um explicou errado a abordagem escolhida e um não escolheu nenhuma abordagem. Conclusão: O estudo concluiu que os professores analisados tenderam para a abordagem construtivo-interacionista e mais da metade dos professores conseguiram discorrer sobre o assunto.

Palavras-chave: Abordagens pedagógicas, Educação Física e professores.

Abstract

The public school’s education has suffered great depreciation in such a way for pupils, parents, professional’s pars and for the school’s management. The  Physical Education’s teacher in the schools must be prepared for this kind of situations and it means that he must find between the approach the one that will be able to benefit the student and promote the development of the substance. The purpose was to verify the knowledgement of the teachers about the pedagogical approaches and if they use these approaches as an education methodology and, at least, if they know the theoretical basement that the used approach has. A study of qualitative field by using a questionnaire with objective and subjective questions was carried through. Participated of the study seven teachers who ministrate classes on pertaining Physical Education school in the city of Anápolis - Goiás. The limitations of the study were the difficulty in finding teacher who were disponible to fill a questionnaire that has taken a little of time. The result gotten with this study was that the professors uses the following pedagogical approaches: developmentist (one), critical-to-surpass (one), humanist (one), constructive-interactionist (four), critical-emancipationist (two), renewed health (one), traditional (two) and a teacher that did not know how to answer. The teachers were requested to present the knowledgement of the approaches and four of them had obtained to discourse, one did not obtain to discourse on all the chosen approaches, one explained wrong the chosen approaches and one did not choose no approaches. The study it concluded that the analyzed teachers had tended for the constructive-interaction approach and more than the half of the professors had it decided to speak on the subject.

Keywords: Pedagogic approach, Physical Education, teachers.