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COMPETIÇÃO E COOPERAÇÃO, IMPLICAÇÕES E DIFERENÇAS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: RESULTADOS DE UMA PESQUISA

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Autor(es)

Antonio Luis Fermino, Eliton Clayton Rufino Seára, Santiago Pich.

Resumo

O presente trabalho compreende um estudo qualitativo com foco na análise do desenvolvimento dos alunos ao realizar a prática dos Jogos Cooperativos e dos Jogos Coletivos de Oposição. Optamos por trabalhar com estes dois tipos de Jogos para que assim pudéssemos identificar qual o jogo de maior interesse para os alunos do Ensino Médio em nossas intervenções durante a pesquisa. Porque o jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas obrigatórias. O objetivo geral do trabalho foi analisar o desenvolvimento dos alunos ao realizar a prática dos Jogos Cooperativos e dos Jogos Coletivos de Oposição. As turmas do Ensino Médio do CNEC/Fayal onde foram realizadas as intervenções continham em média 40 alunos. A pesquisa foi qualitativa e baseou-se na escolha do tema antes das intervenções. Após isso fomos visitar a escola para análise de questões pertinentes à estrutura da escola, as condições físicas, materiais e as turmas com as quais iríamos trabalhar na aula diagnóstica e estudos teóricos. Para isso elaboramos planos de aula para a realização das intervenções na escola, e por final, realizada a análise dos resultados. Estes indicaram que os alunos estão acostumados à prática da Educação Física na escola, mas não estão acostumados com aulas diferenciadas as quais estão acostumados a praticar. Destacamos que esta pesquisa contribuiu de forma significativa, pois mostrou-nos que na vivência, a ação, necessita de muitos ajustes para o seu desenvolvimento e que o interesse do professor em buscar de alternativas que levam ao objetivo proposto e um aprendizado significativo para seus alunos.

Palavras-chave: Educação Física, ensino médio, jogos cooperativos jogos coletivos de oposição.

Abstract

This paper focuses on a qualitative study which analyzes the students´ development who practice the Cooperation and Opposition Collective Games. We select these two types of games to identify which one the students like best. The game is a free activity which is done according to certain time limit and space, following some free rules, but duty. Forty students from CNEC/Fayal high school are taken to realize this job. Some topics as school material, structure building and students group have been checked in diagnostic class and theoretical studies. We can conclude this task in three different aspects. First, the students are used to have Physical Education class, but without diversified activities. Then, the activities realized by the Physical Education teacher need some adjustment to develop a meaningful learning to students. And, finally, we due to the teacher´s interest in searching and practicing several activities which make the students feel more confident in what they are learning.

Keywords: Physical Education, high school, game cooperation, game collective opposition.