Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

DANÇA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DAS ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Alice Tedeschi Novais, Telma Cristiane Gaspari

Resumo

Este estudo objetivou a elaboração, aplicação e análise de um projeto de intervenção com aulas de Dança Contemporânea aplicadas a partir de diferentes tendências pedagógicas: abordagens construtivista-interacionista, crítico-superadora e cultural. Teve uma abordagem qualitativa de análise dos dados do tipo pesquisa de campo realizada através de intervenções nas aulas de Educação Física escolar com 19 alunos do quarto ciclo do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de ensino do município de São Carlos/SP. As abordagens pedagógicas utilizadas se mostraram complementares, pois, quando unidas conseguem proporcionar mais benefícios afetivos-sociais, cognitivos e motores e uma parece completar as lacunas das outras. Acredita-se que utilizando cada abordagem de maneira isolada elas não seriam capazes de trabalhar todos os aspectos que compõem essa dança

Palavras-chave: Educação Física escolar, dança contemporânea na escola, tendência pedagógica.

Abstract

This study focus the preparation, application and analysis of a intervention project that applies Contemporary Dance lessons from different pedagogical trends: the constructivism-interactionism, the critical-superpassing, the cultural. A qualitative analysis from the kind of field research data, raised upon interventions in Physical education classes with 19 students in Basic Studies degree, in a private school from the city of São Carlos/SP, has been utilized for this study. The above mentioned pedagogical trends has shown it selves as complementary trends, because, when they act together, is allowed more benefits to the user, such as affective-social, cognitive and mover, where one seems to complete the other where the first one fails to act. It is believed that, by utilizing every approach in a isolated way, it shouldn´t been able to work every single aspect that compose this dance.

Keywords: Scholar Physical Education, contemporary dance in school, pedagogical trends.