Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A INTERVENÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ETAPAS INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO COM O COTIDIANO ESCOLAR

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Amanda de Pianti Rosa, Lívia Cerqueira Ribeiro, Ana Paula Ragassi Passos, Flávio Elias Vidon, André da Silva Mello.

Resumo

Analisa os desafios e as possibilidades para a intervenção da Educação Física nas etapas iniciais da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, que utilizou as narrativas presentes nos portfólios de Estágio Supervisionado como elemento mediador para a reflexão do cotidiano das aulas de Educação Física na Educação Infantil. Os dados analisados revelaram que os principais desafios estão relacionados com as mudanças repentinas de humor, as disputas por objetos e o tempo reduzido de atenção nas atividades propostas pelos professores. Quanto às possibilidades, sobressai o reconhecimento da criança como sujeito de direitos, a organização dos espaços, a utilização de materiais, a variedade de estímulos, a utilização de diferentes linguagens, a imitação de animais e as brincadeiras historiadas.

Palavras-chave: Educação Física, educação infantil, cotidiano, desafios, possibilidades.

Abstract

The paper analyzes the challenges and possibilities for the intervention of Physical Education in the first phases of Children’s Education. It is a descriptive research having qualitative characteristics, which used the narratives present in the portfolios of the Supervised Internship as a mediator element for the reflection of the daily Physical Education lessons in Children’s Education. Data analyzed revealed that the main challenges are related to the sudden mood changes, the fight for objects and reduced time of attention to the activities proposed by the teachers. Regarding the possibilities, it is highlighted the acknowledgment of the child as people of rights, the organization of space, the use of materials, the variety of encouragement, the use of different images, the imitation of animals and story telling games.

Keywords: Physical Education, children’s education, challenges, possibilities.