Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Célia Toshie Matsumura, Mey de Abreu Van Munster.

Resumo

O propósito deste estudo foi investigar a concepção acerca da relação entre a Educação Física Escolar e a temática ambiental, sob a perspectiva dos alunos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de São Carlos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo sido empregada a técnica exploratória descritiva. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com 12 questões abertas e fechadas, direcionado aos egressos em 2008. A interpretação dos resultados foi baseada em análise de conteúdo. A análise dos dados demonstrou que os entrevistados são conscientes da necessidade de integração entre os conteúdos abordados (Educação Física e Educação Ambiental), porém, devido às deficiências identificadas no respectivo processo de formação, apresentam dificuldades em visualizar e desenvolver tal relação no contexto escolar.

Palavras-chave: Educação ambiental, Educação Física escolar, temas transversais.

Abstract

The purpose of this study was to investigate the conception on the relation between Physical Education in Schools and Environmental Issues, under the perspective of the students majoring in Litentiate in Physical Education at the Federal University of Sao Carlos. This study is a qualitative research, and the descriptive exploratory technique has been used. As an instrument to collect data, a questionnaire with 12 closed and open questions addressed to the graduates of 2008 has been used. The interpretation of the results was based on content analysis. The analysis of the data showed that the interviewees are aware of the need of integration among the discussed issues (Physical Education and Environmental Education). However, due to the deficiencies identified in the respective formation process, they had difficulties visualizing and developing such relation in the school context.

Keywords: Environmental Education, Physical Education in schools, transversal issues.