Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

EDUCAÇÃO FÍSICA VERSUS ESPORTE: CONCEPÇÕES DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Para baixar o artigo clique aqui

Autor(es)

Diones Krinski, Elisama Santos da Silva.

Resumo

No final dos anos 70 surgem novos movimentos na área da Educação Física Escolar. Todos contrários à vertente tecnicista, esportivista e biologista, predominantes da época. Todavia, muitas escolas/professores ainda permaneceram com uma visão esportiva da Educação Física até hoje, mesmo depois de vários autores difundirem que a Educação Física atualmente constitui uma área de conhecimento que estuda/atua sobre um conjunto de práticas ligadas ao corpo e ao movimento. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a concepção de Educação Física e Esportes de ingressantes e concluintes do Curso de Educação Física (2009/1) da Universidade Federal de Mato Grosso. Infelizmente, os resultados não refletem as mudanças que começaram cerca de 30 anos atrás, pois ingressantes e concluintes, demonstram ainda não ter uma concepção bem definida, tanto de Educação Física quanto de Esporte. Os estudantes não percebem a Educação Física como ciência que atua sobre um conjunto de práticas conhecidas como cultura corporal, com jogos, ginásticas, lutas, danças e também o esporte.

Palavras-chave: cultura corporal, construção conceitual, temas e conteúdos da Educação Física.

Abstract

In the late 70's new movements come in the area of physical education. All contrary to the technical approach, sportsmanship and biologist, prevailing at that period. However, many schools / teachers still remained with a sports Vision of Physical Education to the present day. Even after several authors to disseminate that Physical Education is currently an area of knowledge that studies/works on a variety of practices related to the body and movement. Thus, this study verified the conceptual construction of Physical Education and sport of students beginners and students who are completing the Course of Physical Education (2009/1) of Federal University of Mato Grosso, Brazil. Unfortunately, the results do not reflect the changes that began about 30 years ago. Students do not have well-defined the concepts of Physical Education and sport. Students do not perceive Physical Education as a science that operates on a set of practices known as body culture, with games, gymnastics, wrestling, dancing and also the sport.

Keywords: body culture, conceptual construction, themes and content of Physical Education