Biblioteca de Artigos Científicos

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

HOMEPAGE MISSÃO COMISSÃO EDITORIAL NORMAS DE PUBLICAÇÃO CONTATO

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

A decisão de publicar um artigo no periódico Coleção Pesquisa em Educação Física - ISSN 1981-4313 - compete à comissão editorial. A avaliação dos mesmos será pelo sistema duplo cego e serão classificados como artigo original e inédito. Cada grupo de estudo poderá submeter um trabalho por número.

Poderão ser submetidos artigos nos idiomas português, inglês ou espanhol, original, inédito e que não infringe qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros e que os procedimentos de coletas de dados atendem aos preceitos vigentes em Comitês de Ética em Pesquisas.

Todos os artigos serão submetidos a um programa anti-plágio, desta forma, apenas os artigos cujo índice detecção indicar até no máximo 06% de plagio serão aceitos. Adotaremos como padrão o programa CopySpider e após a devolução de um artigo, o mesmo não poderá ser submetido nos próximos 12 meses.

Há limite de artigo por número, serão publicados por ordem de aceite. A aceitação ou não, será comunicada por e-mail.

A submissão se dará após as adequações às normas e devidas correções. O parecer será emitido no prazo máximo de 60 dias após a submissão. A carta de aceite oficial será emitida após o pagamento da taxa de publicação.

A redação do artigo deve respeitar os seguintes critérios:

Elementos do artigo

  • Título
  • Autoria
  • Vínculo da autoria
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Title
  • Abstract
  • Keyword
  • Corpo do texto
  • Referências
  • Endereço físico do grupo de estudos

Normalização

  • NBR 6022 Informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa, maio 2003;
  • NBR 6023 Informação e documentação: elaboração de referências, agosto 2002;
  • NBR 6028 Resumo (Tipo Informativo), novembro de 2003;
  • NBR 6032 Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas, agosto de 1989;
  • NBR 10520 Informação e documentação: citações em documento, agosto 2002.

Formatação

A redação do artigo deve respeitar os seguintes critérios:

1ª página:

Artigo em português: Título, autores, instituição, resumo, palavras-chave, title, abstract, keywords;

Artigo em inglês: Title, authors, institution, abstract, keywords, título, resumo e palavras-chave;

Artigo em espanhol: Título, autores, institución, resumen, palavra-clave; título, resumo e palavras-chave, title, abstract, keywords;

A partir da 2ª página: Todos os artigos devem ter introdução, descrição metodológica, amostras, protocolos utilizados, descrição dos resultados, conclusão e referências bibliográficas. Não é necessário utilizar as nomenclaturas citadas.

O artigo, com no máximo cinco (5) autores, deverá ter entre 32.000 e 40.000 caracteres com espaços, no formato carta com 2,5 cm de margem de cada lado (superior, inferior, direita, esquerda), no editor de texto word for windows 6.0 ou superior, digitado em fonte arial, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas. O teor científico do artigo deve ser pesquisa concluída com apresentação de resultados. Não serão aceitas pesquisas bibliográficas.

O título do artigo deverá estar na 1ª linha em letra maiúscula e em negrito, pular uma linha e citar o nome dos autores, sem a titulação acadêmica, seguindo a sequência: nome, sobrenome, sem abreviações, pular uma linha e iniciar o resumo descritivo (até 250 palavras), pular uma linha e digitar palavras-chave, pular linha digitar o title pular uma linha e iniciar o abstract em parágrafo único, pular uma linha e digitar keyword, pular linha e iniciar o texto.

As abreviações devem ser seguidas das definições das mesmas na primeira aparição. Erro ortográfico é fator determinante para a não aceitação do artigo.

Todo parágrafo deve ter recuo de 1,25 cm na primeira linha e o espaçamento entre os parágrafos deve ser no máximo de 3pt (não utilizar o espaçamento automático).

Não utilizar notas de rodapé.

Cada artigo poderá ter entre 10 (dez) e 15 (quinze) referências, 3 (três) elementos gráficos (figuras, tabelas, quadros e gráficos), não cumulativos, numerados em algarismos arábicos, legendados e na parte inferior a fonte de consulta: Figuras e gráficos devem estar em formato JPEG com resolução de 300 dpi e altura máxima de 6 cm. Não serão aceitas figuras e gráficos com caracteres ilegíveis (caracteres pequenos). Tabelas e quadros deverão estar em forma de texto (editável).

Se houver órgão de fomento da pesquisa, mencionar após as referências.

Obs.: Ao submeter o artigo no periódico Coleção Pesquisa em Educação Física - ISSN 1981-4313, o primeiro autor, representando os demais autores, se houver, transfere os direitos autorais do artigo para publicação no referido periódico e garante que o artigo é original, inédito, e que não infringe qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros e afirma que os procedimentos de coletas de dados atendem aos preceitos vigentes em comitês de ética em pesquisas.

Forma de envio do artigo

Envie o trabalho para submissão, em arquivo de texto, e o comprovante de pagamento da taxa de submissão para paula@editorafontoura.com.br. Enviar no corpo da mensagem o nome e e-mail de todos os autores e número de celular do autor responsável pelas correções/ajustes. Entre em contato caso não receba confirmação em até três dias úteis.

Valores de investimento (à partir do vol. 20 n.1).

  1. de submissão .... R$ 80,00
  2. de publicação .... R$ 368,00

Formas de pagamento

  • Depósito bancário ou transferência bancária nominal à Fontoura Editora Ltda.

    Banco do Brasil (001) - Agência 4253-6, conta corrente 1288-2.

Informações complementares

Será enviado para o endereço do primeiro autor um exemplar do periódico para cada autor do artigo por correspondência registrada.

Outras informações e esclarecimentos

E-mail: paula@editorafontoura.com.br

Tel./WhatsApp: 11 99887-8777

Endereço para acesso aos artigos

https://www.fontouraeditora.com.br/periodico