DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ESCOLARES DE 8 E 12 ANOS DE IDADE
Gilmar Staviski; Juliana da Silva; Anderson Castro de Oliveira; Thais Silva Beltrame.
Inúmeras são as pesquisas tentando entender as variáveis relacionadas às dificuldades de aprendizagem. Déficits na aprendizagem detectados ainda nas séries iniciais podem prevenir futuros problemas relacionados ao desenvolvimento da criança. O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil psicomotor de crianças com dificuldades de aprendizagem do ensino fundamental de uma escola pública do município de São José – SC e compara-lo ao perfil psicomotor de crianças que não apresentam dificuldades de aprendizagem. Participaram desta pesquisa 20 alunos do ensino fundamental, sendo 13 meninos e 7 meninas com idade média de 10,5 anos. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados: a Avaliação Psicométrica, para detecção de dificuldades de aprendizagem, através do TDE – Teste de Desempenho Escolar (STEIN,1994), composto pelos subtestes de leitura, escrita e aritmética e o ABC - Teste para a Avaliação do Desenvolvimento da criança - (HENDSON e SUGDEN, 1992), constituído de testes para o desenvolvimento psicomotor. Os dados foram tratados com estatística descritiva (média, freqüência e desvio padrão) e inferencial, utilizando o teste de Mann-Whitney para a comparação entre as médias do desempenho psicomotor dos alunos com e sem dificuldade de aprendizagem. Dentre os 20 alunos avaliados 12 apresentaram desempenho escolar inferior para a sua série, revelando maior dificuldade no subteste de escrita. Na avaliação psicomotora das crianças com dificuldade de aprendizagem, 6 apresentaram desempenho psicomotor normal, 4 desempenho psicomotor leve e 2 alunos apresentaram desempenho psicomotor grave. Assim, percebe-se que metade das crianças com dificuldade de aprendizagem apresentou comprometimento psicomotor. As crianças com dificuldades de aprendizagem apresentaram pior desempenho psicomotor se comparados às crianças sem dificuldades de aprendizagem escolar, embora os dados não tenham apresentado diferenças significativas (p>0,05). Esses resultados indicam que o desempenho psicomotor pode estar associado ao desempenho escolar. Desta maneira, quanto antes os déficits na aprendizagem e variáveis a ela relacionadas forem detectados, maiores serão as chances de evitar futuros problemas no desenvolvimento de escolares.
Palavras chave: Desenvolvimento psicomotor. Dificuldades de aprendizagem. Escolares
Gilmar Staviski; Juliana da Silva; Anderson Castro de Oliveira; Thais Silva Beltrame.