O PAPEL DE PROGRAMAS DE INICIAÇÃO ESPORTIVA NA CONSTITUIÇÃO DE HÁBITOS/ESTILO DE VIDA ATIVA
Aline Cristina Bellinelo; Rodrigo Pojar Paiva
Os estudos de Guedes (1999) relacionam prática esportiva e saúde, somados a visão de esporte educacional de Rossetto Júnior; Costa; D´Angelo (2012) e Freire (2012) e, também aos benefícios da prática esportiva sobre os aspectos sociais e psicológico, relatados por Almeida; De Rose Junior (2009) e Cevada et al., (2012). Esta pesquisa de campo focou as relações entre a iniciação esportiva durante o Ensino Fundamental I e a condição de estilo de vida ativo durante a puberdade e adolescência. Assim, o presente estudo teve como objetivo mapear os hábitos atuais de prática de exercícios físicos de alunos estudantes de Ensino Fundamental II e Médio, comparar as práticas de exercícios por sexo e verificar a influência da iniciação esportiva durante o Ensino Fundamental I na formação de praticantes de exercício. A amostra de pesquisa foi composta por 237 alunos do Colégio Arbos - São Bernardo do Campo (SP), com idade entre 11 e 17 anos, sendo 124 do sexo masculino e 113 do feminino, que responderam ao questionário com perguntas fechadas. Os resultados demonstraram que os alunos que passaram pela iniciação esportiva demonstram um estilo de vida mais ativo atualmente, comparados com aqueles que não viveram a iniciação esportiva anteriormente. Os meninos demonstraram ser mais ativos que as meninas que as meninas na prática de exercício acima de 3 vezes por semana de 45,2% contra 73,4% do masculino; os alunos de Ensino Fundamental II demonstraram maiores percentuais de prática de atividade física regular do que os estudantes de Ensino Médio; e finalmente se compararmos com resultados encontrados por outros estudos, o que se observa é que os sujeitos dessa amostra têm hábitos de vida mais ativos dos que os de outras instituições relatados nas pesquisas. Conclui-se que hábitos de vida ativos podem ser estimulados desde as séries iniciais e que as práticas esportivas, já no ensino fundamental I, interferem positivamente na adoção dos adolescentes por hábitos de vida ativos durante o restante da vida escolar.
Palavras-chaves: Iniciação esportiva. Saúde. Esporte educacional.
Aline Cristina Bellinelo; Rodrigo Pojar Paiva