A EXPERIÊNCIA DA COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA EM FESTIVAIS DE GINÁSTICA PARA TODOS )GPT) COM ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DOS COREÓGRAFOS
Bárbara Raquel Agostini Palomares, Maria Tatiana de Lima Rocha Felix
A Ginástica Para Todos (GPT) ou Ginástica Geral (GG) é um conteúdo que faz parte tanto dos currículos da licenciatura quanto do bacharelado dos cursos de Educação Física. Dentre os vários objetivos da GPT estão os Festivais de Ginástica, que possibilitam manifestar a riqueza, diversidade e criatividade dos participantes. O objetivo deste estudo foi identificar como seria a percepção dos coreógrafos que criaram, elaboraram e ensaiaram coreografias no Festival de GPT na disciplina de Teoria e Prática da Ginástica Artística, Rítmica e Geral em uma Instituição de Ensino Superior. Esta pesquisa caracteriza-se como de campo, descritiva, exploratória. A amostra foi composta por 10 acadêmicos de ensino superior que já haviam cursado a disciplina, e que responderam a um questionário fechado. Para análise de dados foram utilizadas técnicas de cálculo matemático, de escalas nominais (percentual %), e ordinais (de ordem). Nos principais resultados verificamos que 100% dos alunos nunca tinham participado de festivais de GPT, nem como coreógrafos e nem como participantes; que 20% já tinham sido atletas de modalidades competitivas regulamentadas pela FIG; que 30% encontraram como maior dificuldade no momento da elaboração a organização espacial e dos deslocamentos; que 100% consideravam o nível técnico e artístico participantes das coreografias heterogêneo e que 60% afirmou que coreografaria novamente para a modalidade. Como conclusão pudemos perceber que os coreógrafos consideraram a experiência enriquecedora, estimulante e que proporcionou a possibilidade de ampliar o conhecimento teórico sobre a modalidade, bem como auto conhecimento e aprimoramento das relações sociais.
Palavras-chave: Ginástica geral. Ensino superior. Coreografia.
Bárbara Raquel Agostini Palomares, Maria Tatiana de Lima Rocha Felix