BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

O PAPEL DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARTICIPATIVO NO DESENVOLVIMENTO DO “PROGRAMA SEGUNDO TEMPO”

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Ana Luiza Barbosa Anversa, Camila Rinaldi Bisconsini, Franklin Castillo Retamal, Claudio Kravchychyn, Fernando Augusto Starepravo, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira

Resumo

O artigo teve por objetivo analisar o papel do planejamento pedagógico no desenvolvimento do Programa Segundo Tempo. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa descritiva documental junto à legislação que trata do esporte educacional brasileiro e as diretrizes do Programa. Verificou-se que o planejamento pedagógico se coloca nesse processo como uma ação participativa, reflexiva e necessária para a concretização das mudanças sociais almejadas, proporcionando às crianças e aos jovens beneficiados o acesso às práticas corporais dentro dos preceitos do esporte educacional, que norteiam a proposta pedagógica e estrutural do Programa. Nesse processo, destacam-se a capacitação e formação continuada dos profissionais e monitores, bem como a assessoria e avaliação das ações pedagógicas desenvolvidas no cotidiano dos núcleos de desenvolvimento das atividades.

Palavras-chave: Políticas públicas. Esporte. Planejamento participativo.

Abstract
Palavras Chave

Ana Luiza Barbosa Anversa, Camila Rinaldi Bisconsini, Franklin Castillo Retamal, Claudio Kravchychyn, Fernando Augusto Starepravo, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira

Pesquisar artigos

Publicações