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HABILIDADE DE FLUTUAÇÃO DE CRIANÇAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE EXPERIÊNCIA NA NATAÇÃO

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Autor(es)

Paulo Ricardo Severo Garcia, Karla de Jesus, Kelly de Jesus, Sara Teresinha Corazza, Marcos Franken.

Resumo

As atividades do ser humano, em terra, são, basicamente, na posição vertical com os pés no solo, e/ou apoiados em estruturas sólidas. Por outro lado, na água, faz-se necessária uma nova posição de equilíbrio, a posição horizontal, que é dependente da habilidade de flutuação do indivíduo. A habilidade de flutuação é importante para o aprendizado e o desenvolvimento da técnica dos nados e pode ser alterada pela soma das experiências na natação em crianças. Assim, o objetivo foi verificar a correlação entre níveis da habilidade de flutuação, tempo de experiência na natação e variáveis antropométricas em crianças. Foram avaliadas 63 crianças de sete a treze anos de idade, divididos em dois grupos (masculino e feminino), sendo identificadas as variáveis de massa corporal, estatura, nível de experiência na natação e habilidade de flutuação. Foi utilizado para avaliar a habilidade de flutuação o teste que consiste no tempo de flutuação. As variáveis foram comparadas entre os grupos e foram testadas correlações. As variáveis de massa corporal, estatura, idade, tempo de experiência e de flutuação foram similares entre os grupos (p>0,05). Ainda, houve correlação significativa positiva entre as variáveis de idade e tempo de experiência. Portanto, o tempo de experiência na natação não interferiu na habilidade de flutuação de crianças. As variáveis antropométricas de estatura e massa corporal também não foram relevantes para uma melhor habilidade de flutuação de crianças. Percebe-se que crianças que estão em fase de aprendizagem em aulas de natação possuem valores similares de habilidade de flutuação independente do sexo.

Palavras-chave: Flutuação. Natação. Aprendizagem. Crianças e Jovens.

Abstract
Palavras Chave

Paulo Ricardo Severo Garcia, Karla de Jesus, Kelly de Jesus, Sara Teresinha Corazza, Marcos Franken.

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