“JÁ “TÔ” BEM MELHOR PREPARADA DIANTE DESSE RELACIONAMENTO QUE A GENTE TEM, NÉ?”: A RELAÇÃO PROFISSIONAL COMO UM FATOR INFLUENTE NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE APOIO
Leonardo Ristow, Airton Nass Júnior, Matheus Fraga, Roberti Iaczczak, João Derli de Souza Santos
O professor de apoio tem extrema importância na inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar. Ele deve auxiliar o aluno para realizar as necessidades básicas e as atividades propostas pelo professor. Especificamente nas aulas de Educação Física este profissional se faz necessário, devido a falta de conhecimento, por parte dos professores, em desenvolver atividades adaptadas a esses alunos. Diante desse contexto, o objetivo do estudo foi explorar fatores que influenciam a intervenção do professor de apoio das aulas de Educação Física escolar. Como metodologia de investigação, utilizou-se a abordagem qualitativa de caráter exploratório. Participaram do estudo, um professor de Educação Física, uma professora de apoio e uma aluna diagnosticada com paralisia cerebral. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação não-participante e análise da literatura e documentos. A partir da construção de uma triangulação de métodos os dados foram analisados. Como resultado, foram encontrados três fatores que influenciam a intervenção do professor de apoio das aulas de Educação Física escolar: o papel do professor de apoio; a forma de contratação do professor de apoio e a relação entre o professor de apoio e o professor de Educação Física. Fica evidente, que no contexto investigado, a boa relação entre os professores é o principal fator que influencia na intervenção da professora de apoio.
Palavras-chave: Inclusão. Educação Física. Professor de apoio.
Leonardo Ristow, Airton Nass Júnior, Matheus Fraga, Roberti Iaczczak, João Derli de Souza Santos