NOVOS ENTENDIMENTOS SOBRE AS DIFERENÇAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: QUESTÕES DE GÊNERO EM PAUTA
Flávia Martinelli Ferreira, Anoel Fernandes.
O presente artigo teve como objetivo apreender as implicações da produção das diferenças – especialmente no que se refere às questões de gênero – para o processo de inclusão nas aulas de educação física escolar. Para tanto, são apresentados alguns embates contemporâneos a respeito da educação física escolar e as questões de gênero, assim como o enfoque teórico-metodológico da pesquisa etnográfica e suas potencialidades. Posteriormente são apresentados dados de um estudo de cunho etnográfico realizado em uma turma de quarto ano de uma escola pública na cidade de Jundiaí/SP, composta por vinte e seis crianças. Os dados acenam para a necessidade de pensar e refletir sobre as diferenças para pensarmos a inclusão nas aulas de educação física, assim como possibilidades para que a educação e a educação física sejam concebidas como lugares da diferença.
Palavras-chave: Educação física escolar. Gênero. Inclusão.
Flávia Martinelli Ferreira, Anoel Fernandes.