O IMPACTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EDUCAÇÃO - UMA VISÃO DISCENTE
Anna Flávia de Lima e Silva, Gabriela Teixeira Paula, Isabella de Castro Vas Tostes Miranda de Medeiros, Vitória Aparecida Santos de Campos, Selva Maria Guimarães Barreto.
Diversas áreas da educação passaram por mudanças bruscas ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Para a continuação das aulas nas instituições, foi estabelecido o “Ensino Remoto Emergencial” (ERE), que consiste de aulas no formato online e à distância. Apesar deste apresentar pontos negativos como problemas de acessibilidade e dificuldades técnicas, há pontos positivos, como a praticidade, flexibilidade, grande alcance e necessidade de poucos recursos, porém a forma como este foi implantado apresenta problemas, já que ocorreu sem planejamento, capacitação e estruturação das mínimas condições de suporte para os indivíduos. Faz-se necessário estudar os impactos que a pandemia trouxe, quais são os pensamentos e considerações dos alunos acerca do ERE, e através disso, realizar estratégias que possam melhorar o cenário educacional em tempos de ensino remoto. O presente estudo tem como objetivo identificar os impactos sentidos pelos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de maneira remota, com ênfase na visão de discentes, a fim de desvelar-se pontos positivos ou negativos em relação à qualidade do ensino. Este estudo se caracteriza por uma pesquisa exploratória quali quantitativa, onde realizou-se a aplicação de um questionário, contendo sete questões. Participaram da pesquisa 15 alunos, selecionados entre estudantes da UFJF. Percebeu-se que a continuidade do ensino durante o isolamento foi considerado um ponto positivo, gerando sentimento de alívio e satisfação. Contudo, observa-se que os alunos tiveram dificuldades de adaptação por questões de afinidade com as ferramentas virtuais, em relação aos métodos aplicados, e com as limitações que esse modelo apresenta, gerando sentimentos de ansiedade, estresse e cansaço.
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial. Ensino. Aprendizagem. COVID-19
Anna Flávia de Lima e Silva, Gabriela Teixeira Paula, Isabella de Castro Vas Tostes Miranda de Medeiros, Vitória Aparecida Santos de Campos, Selva Maria Guimarães Barreto.